Devidamente instalados em Balneário Camboriú, os 1,2 mil turistas argelinos que chegaram à cidade na noite de quinta aproveitaram esta sexta para conhecer a cidade. Antes disso, um grupo confiante e para lá de animado falou das expectativas para a Copa do Mundo. A principal delas é de que a seleção da Argélia consiga chegar à final e, preferencialmente, encare o Brasil.
Continua depois da publicidade
Falando hora em árabe hora em francês, o argelino Ayadi, 41 anos, fez questão de arriscar um palpite para o próximo confronto da Argélia. A partida será contra a Coreia do Sul no domingo em Porto Alegre.
– Um a zero a para a Argélia – disse ele numa breve conversa que foi traduzida por um conterrâneo que falava inglês.
Os demais argelinos que acompanhavam concordaram com o palpite e foram além. O grupo crê que passará para as oitavas de final e enfrentará a poderosa Alemanha. Para esse confronto Ayadi arriscou um palpite modesto pelo placar, porém cheio de gols: três a três.
Continua depois da publicidade
Apaixonas também pela seleção brasileira, os argelinos só ficaram em dúvida na hora de responder quem seria campeão em caso de uma final contra o Brasil. Enquanto uns disseram Argélia, outros desconversaram e Ayadi fez questão de mostrar a camiseta da Seleção Brasileira que usava junto com um cachecol de seu país.

Ayadi mostra a adoração pelo futebol brasileiro (Foto: Marcos Porto / Agência RBS)
O árabe argelino (que mistura dialetos franceses e incorpora até algumas palavras do italiano, conforme explicou um turista) tomou conta das ruas do Centro de Balneário Camboriú nesta sexta-feira. Com o dia livre para passear, eles percorreram o comércio da avenida Brasil e não deixaram de dar um pulinho na Praia Central, onde posar para fotos foi inevitável.
Os argelinos ficarão hospedados em 14 hotéis na região central da cidade. Nos próximos dias, outros turistas chegam à cidade, alguns de avião e outros de ônibus, conforme o secretário de Turismo Ademar Schneider. São Esperados 2,1 mil turistas argelinos.
Continua depois da publicidade
Estadia
Para recepcioná-los, os hotéis contrataram intérpretes de francês, alguns deles haitianos. Possibilidades de passeios pela região também estão sendo apresentadas aos grupos.
Os argelinos que chegaram a Balneário na noite de quinta-feira vieram de São Paulo em 32 ônibus. Eles haviam assistido ao jogo entre Argélia e Bélgica em Minas. Nem mesmo a derrota por dois a um desmotivou os argelinos que foram recepcionados ao som de uma banda e fizeram questão de acenar para os presentes.
Eles viajam a Porto Alegre para assistir à partida contra a Coreia do Norte somente no domingo. O jogo será às 16h no estádio Beira-rio. Depois disso voltam direto para Balneário Camboriú. Na semana que vem também viajam para Curitiba para ver o jogo contra a Rússia.
Continua depois da publicidade
– Eles só ficarão hospedados em Balneário – ressalta o secretário.