Grandes camadas de gelo cobriram o chão, as árvores e tudo mais que havia no Morro das Antenas, em Urupema, no amanhecer deste sábado. O sincelo – fenômeno que ocorre quando a neblina congela pelo frio extremo – foi o maior desde o começo do inverno na região e brindou com uma paisagem de cinema quem acordou cedo e até formou fila para subir o morro, que é considerado o ponto mais frio de Santa Catarina. O movimento foi tanto que longos congestionamentos se formaram na subida.

Continua depois da publicidade

Conseguiu um bom lugar no meio do gelo quem enfrentou o frio e passou a noite no alto do morro. Muitos acamparam em barracas ou dentro dos carros, como o casal Giovane Dias e Vanessa Mota, de São José. Durante a noite eles enfrentaram o frio mais extremo dos últimos dias, com sensação térmica de -15 ºC.

Ao contrário de São Joaquim, onde houve um breve registro de neve durante a madrugada, o frio intenso de Urupema não permitiu a formação de nada que não fosse puro gelo. O sincelo acabou formando um espetáculo do frio com paisagens brancas de gelo, lagos congelados e água escorrendo nas encostas em formato de estalactites congeladas.

O movimento no Morro das Antenas reflete, também, a lotação das cidades da Serra neste fim de semana. O frio trouxe turistas de Santa Catarina e outros Estados e superlotou Urupema, Urubici e São Joaquim – para a alegria dos hotéis, pousadas, restaurantes e cafés. Nas rodovias e nos acessos aos pontos turísticos, viaturas policiais até foram chamadas para auxiliarem na organização do trânsito e do acesso dos turistas.

Continua depois da publicidade

Frio no Morro das Antenas
(Foto: Diorgenes Pandini)

Morro das Antenas
(Foto: Diorgenes Pandini)

Morro das Antenas Urupema
Carros formaram fila no caminho do Morro das Antenas (Foto: Diorgenes Pandini)