Nas férias, tive a oportunidade de visitar Los Angeles. Passeando pelas ruas dessa metrópole, não pude deixar de me lembrar de Grand Theft Auto V, nosso querido GTA V. Na minha opinião, esse jogo é a mídia que melhor reflete o que é a cidade.

Continua depois da publicidade

Los Angeles aparece em muitos filmes e clipes de música. É muita gente falando muita coisa sobre a cidade. Não sei quanto a você, mas a imagem que eu tinha era de muito surfe e muito glamour. De gente de mente aberta, um lugar preocupado com o meio ambiente. Chegando lá, não foi bem isso que encontrei.

GTA V mostra os lugares turísticos, mas também a parte triste da cidade. É inevitável que um local onde morem milhões de pessoas não tenha problemas, principalmente logo após uma pandemia.

Vi muita, mas muita gente mesmo morando na rua. Vias estas que muitas vezes estão sujas e não cheiram bem. Contudo, também há muita coisa legal, seja teatro chinês, teatro Dolby, onde tem o Oscar, planetário, museus. Uma realidade complexa.

Franklin em meio a sujeira nas ruas em GTA V
Sujeira nas ruas não tem no clipe do Red Hot Chilli Peppers, mas tem no GTA V (Reprodução/GTA V)

Fiquei pensando em como Los Angeles não se parece com um clipe do Red Hot Chilli Peppers ou da Miley Cyrus. É muito mais o GTA V.

Continua depois da publicidade

Los Angeles na vida real

No game, tem tanto a parte turística e bonita da cidade como uma realidade mais triste. Estão no jogo o teatro chinês, a calçada da fama, o bairro Beverly Hills. Mas, também, ruas sujas e a realidade difícil de uma parte da população, incluindo os sem-teto.

Enquanto eu estava lá, deu saudade do jogo. E uma estranha sensação de que já estive ali. Isso ocorreu principalmente no píer de Santa Monica, que é igualzinho ao game. Estão no GTA V a praia, o parque de diversões, a calçada de concreto em cima da areia, os banheiros pela orla e até a pista de skate, que, quando eu visitei, foi atração para vários turistas, que pararam para ver as manobras no fim da tarde de uma sexta-feira.

Uma das coisas que fiz quando voltei da viagem, para relembrar, foi ligar o jogo e ir aos lugares que eu visitei e que também aparecem no game. Até o percurso da montanha-russa do píer de Santa Monica é quase igual ao do GTA. Como eu já tinha ido nela no jogo, ganhei coragem para ir à atração real.

Continua depois da publicidade

Também usei o game para visitar lugares que eu não pude ir, principalmente por serem muito longe, como Malibu. Pelo menos posso ter uma ideia de como é.

Para deixar este texto divertido, fiz algumas capturas de tela dos lugares que eu fui em Los Santos com o Franklin, meu personagem favorito do GTA V.

E digo que, se você um dia quiser ir a Los Angeles, pode ter uma prévia se divertindo com GTA V. Não esqueça de ir à montanha-russa, para ter coragem de ir nela na vida real.

Leia mais:

Como Turok me ensinou a gostar de games de tiro em primeira pessoa

Vampire Survivors: game viciante mostra que jogos não precisam ser longos para divertir

Joguei games da Barbie: veja no que deu

Zelda Tears of the Kingdom é melhor do que Breath of the Wild?

Continua depois da publicidade