A pandemia de coronavírus registra também grandes perdas na economia mundial, mas o economista Bruno Negri, em entrevista ao Direto da Redação desta sexta-feira, comandado pelo apresentador Renato Igor, fez um recorte catarinense sobre o que pode impactar dentro do Estado.

Continua depois da publicidade

— Primeiro a gente precisa tentar decompor esses efeitos porque pensar de uma forma geral os reflexos da pandemia de coronavírus em Santa Catarina e no mundo são imprevisíveis e todos os economistas estão tentando entender e mensurar esses impactos. Aqui em SC a gente pode tentar fazer essa análise por setores econômicos como os exportadores de carne, por exemplo, a gente deve ter alguma redução por conta da demanda e tráfego para o mundo, mas as pessoas não vão deixar de se alimentar mesmo com restrição de mobilidade. Por outro lado, o têxtil já indica a falta de alguns insumos para produção, que vem basicamente da China — explica.

Coronavírus em SC: acompanhe a evolução da doença no Estado

Outro setor que pode ser profundamento afetado, segundo Bruno Negri, é o turismo, por conta da diminuição da mobilidade das pessoas dentro do país.

— Este é o grande setor a ficar atento, tanto na questão das companhias aéreas, hotéis, entretenimento, eventos corporativos, e até acho curioso sugerir o adiamento dos eventos. Nós temos a projeção de que a pandemia deve permanecer até o fim do ano, vai postergar pra quando? Uma semana? Não resolve.

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista completa