Falar de Nova Erechim poderia ser tarefa difícil para quem não vive ou não sabem das peculiaridades. Porém, para os moradores que a conhecem é sempre algo prazeroso. O município ( a 45 km de Chapecó), é bem diferente em comparação com outros de igual porte.
Continua depois da publicidade
Forte na agricultura familiar, a cidade tem uma grande produção no setor de pecuária e agroindústria, que vem se desenvolvendo com a tecnologia.
Há granjas que são totalmente computadorizadas. As vias que ligam a cidade ao interior e às propriedades são quase todas pavimentadas, inclusive a sede mais distante do município. Exemplo é a linha Morro do Chapéu, que abriga abatedouros de suínos e um grande frigorífico, em que se abate frangos. A área da educação é bem atuante, com três escolas – infantil, fundamental e médio.
O que chama atenção é que quase todos os jovens que terminam o ensino médio não deixam de fazer o ensino superior. É uma cidade próspera, com economia em expansão. Um outro fato bem pitoresco em Nova Erechim é que não temos o tradicional barzinho como ponto de encontro, e sim uma agropecuária, onde de se reúnem os amigos.
Ali você encontra o dentista, o vereador, o advogado, o prefeito, as lideranças políticas e para tomar aquele tradicional chimarrão e saber o que acontece no município.
Continua depois da publicidade
“Nosso povo trabalhador luta para fazer nosso município um lugar cada dia melhor”. Volmir Pirovano, Prefeito
População: 4.386 habitantes
Localização: Oeste, a 44,5 km de Chapecó
Área: 64,40 quilômetros quadrados
Emancipação: 04/ 12/ 1964
Características: economia é predominante na agricultura, na pecuária, no extrativismo e na indústria madeireira, têxtil e alimentícia
Atrativos: gastronomia típica, turismo rural e festas da comunidade
Particularidades: está entre os 20 municípios pequenos do Brasil com maior média de renda familiar