Desde 2014, Gramado e Canela ganharam o seu ônibus turístico vermelho e de dois andares, o BusTour. É o primeiro meio de transporte turístico hop-on-hop-off da serra gaúcha – ou seja, com o ingresso nas mãos, você sobe e desce à vontade nos mais de 30 pontos de parada. É um sistema de transporte bem utilizado em cidades turísticas do mundo todo.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, para quem deseja fugir do roteiro padrão, a dica é se aventurar em um dos passeios de ônibus que partem da Praça das Etnias, em Gramado, em busca do lado autêntico da colônia. Há duas empresas que oferecem pacotes distintos: a Linha Bella e a Roteiros de Agroturismo. Difícil eleger apenas um entre os roteiros oferecidos que percorrem rotas rurais, desvendam riquezas do interior, costumes dos primeiros colonizadores, sabores, além de paisagens que encantam e surpreendem. Abandona-se por completo do zum-zum-zum de carros e turistas. Mergulha-se no silêncio da natureza e na alma e simpatia das famílias da colônia.

A bela paisagem da Serra. Foto: Alexandra Aranovich, arquivo pessoal

Na Roteiros do Agroturismo, o passeio é feito a bordo de um Chevrolet Apache 1958, a Princesinha de Gramado. A empresa oferece roteiros como o Raízes Coloniais (na Linha Nova e Linha Bonita, onde se originou o município de Gramado), o Mergulho no Vale (na Linha 28, com passagem pelas cachoeiras do incrível Ecoparque Sperry) e o Quatrilho, que percorre locais que serviram de cenário para o filme e finaliza em um espetacular e genuíno café colonial do casal Ramm.

Dona Isolde e Ingo Ramm preparam tudo sozinhos, mesmo com a idade avançada. Produzem desde a linguiça até os pães, as geleias, os bolos e a manteiga.

Continua depois da publicidade

– A única coisa que a gente não faz é o suco que vem do Masotti – conta seu Ingo.

Café colonial dos Ramm. Foto: Alexandra Aranovich, arquivo pessoal

Depois de trocar algumas palavras com o casal, a casinha simples de madeira – com mesas de toalha de plástico – parecia mais um palacete. Além dos quitutes, o café ganha um tempero especial com a animação do gaiteiro e de sua filha. Por favor, não vá embora sem experimentar a fortaia da dona Isolde.

Já o Roteiro da Linha Bella parte bem cedo e tem o objetivo de mostrar um resgate da origem da colonização italiana. Faz paradas na Vinícola Masotti (com degustação), no Moinho Cavichion, no casarão e museu Marcon e em sua grande estrela, a Cantina Linha Bella – onde o passeio se encerra com almoço (incluso no tour) e cantoria.

Por fim, outro passeio divertido é o do Trago Bus, que percorre a Canela Rural da Estrada Morro Calçado até o Alambique Flor do Vale. Para chamar o ônibus, basta ligar e agendar. O serviço é gratuito, mas só atende o município de Canela.

Leia também

Gramado é eleita a cidade preferida dos viajantes no Brasil

Visite a Femaçã e conheça o que Veranópolis tem a oferecer aos turistas

Saiba quais são as opiniões de visitantes sobre Porto Alegre

Pousada oferece experiência espiritual na serra gaúcha

Como aproveitar uma visita aos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza

Motoneve é a nova atração do parque Snowland, em Gramado

Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul

Dica: antes de partir para o seu passeio de ônibus, aproveite para saborear os pães e as cucas dos colonos na Praça das Etnias e a feira de produtos artesanais e orgânicos (sextas e sábados). Vale a pena comer o minipão com linguiça saído do forno e levar para casa a melhor geleia da Serra (na opinião de quem é louca por geleias!): a de framboesa da Família Wagner.

Continua depois da publicidade

Programe-se

Roteiros de Agroturismo

Saída em frente à Praça das Etnias, em Gramado (Avenida Borges de Medeiros). Preço: R$ 100 (com o café). Informações: (54) 3286-1916 e www.agroturismogramado.com.br.

Tour Linha Bella

Saída em frente à Praça das Etnias. Preço: R$ 100 (com almoço incluso). Informações: (54) 3286-9306 e www.tourlinhabella.com.br

Trago Bus

É preciso ligar e agendar. Gratuito (serviço somente em Canela). Informações pelo telefone (54) 3282-6954.

*Colunista do caderno Vida, Alexandra é autora do Guia Essencial Gramado e Canela (Pulp Edições) e do blog Café Viagem

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de viagem e turismo

Leia mais notícias de entretenimento