O litoral de Santa Catarina não é o único destino procurado pelos turistas nesta temporada de movimento histórico. Muitas pessoas que buscam fugir do tumulto do verão têm se deslocado para a Serra Catarinense. Os hotéis da região registraram cerca de 95% de lotação no Réveillon, segundo a Associação de Municípios da Serra Catarinense (Amures).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Em relação a 2021, houve aumento de 30% na ocupação de hotéis, um crescimento atrelado ao aumento da oferta de estadias e opções de lazer, de acordo com a Assessora de Turismo da Amures, Ana Lúcia de Liz Vieira.
— A Serra está mais profissional. Ela está buscando oferecer mais atividades, lugares para visitar e também maior oferta de leitos. Esse crescimento é uma tendência do resto do Brasil e do mundo depois da pandemia — explica.
A previsão é que o alto movimento de turistas continue em janeiro. Neste mês, dos 13.812 leitos formais — sem contar hospedagens privadas que são alugadas, como chácaras e fazendas — cerca de 80% estão ocupados.
Continua depois da publicidade
Quais são as cidades de SC que mais dependem do turismo
Principais cidades turísticas da Serra
Entre os 18 municípios da Serra Catarinense, Urubici é o com maior procura. Em seguida aparecem Lages, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com base na ocupação de hotéis.
A porcentagem de arrecadação das atividades turísticas das cidades mais procuradas na Serra tem registrado crescimento nos últimos anos, de acordo com dados da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). Em Urubici, o Valor Agregado do Turismo (VAT) — calculado de forma semelhante ao PIB — passou de 1,37%, em 2015, para 3,40%, em 2019. No entanto, caiu para 3,18%, em 2020.
Já em Lages, a porcentagem de arrecadação do turismo aumentou ainda mais: passou de 1,37%, em 2015, para 4,12%, em 2020.
Com aumento da oferta de leitos e atividades de lazer, a região deve atrair ainda mais visitantes, o que deve contribuir para aumento da arrecadação do turismo nesses municípios.
Continua depois da publicidade
Leia também
Itajaí e Florianópolis são as cidades de SC que mais faturam com turismo; veja lista
Diária média de hospedagem em SC na temporada chega até R$ 2 mil; veja preço por cidade
Réveillon em SC tem contagem regressiva em roda gigante e espetáculo de fogos de artifício