Desenvolver o turismo no Vale do Itapocu é um desafio que envolve os poderes público e privado. Enquanto o setor de negócios investe em melhorias, as Prefeituras da região têm mostrado a importância do ramo com a contratação de profissionais formados na área.
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Os turismólogos estão presentes em três das cinco cidades do vale: Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder. No ano que vem, Guaramirim também deve contratar um especialista por meio de um concurso realizado no ano passado. Com um olhar técnico, esses profissionais impulsionam as ações que devem trazer visibilidade para o turismo local.
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Denise Henn, turismóloga da Prefeitura de Jaraguá do Sul, é uma das profissionais que trabalha há mais tempo junto ao poder público. De 2001 a 2004 atuou como cargo comissionado e, em 2012, foi contratada após um concurso realizado em 2007. Para ela, profissionalizar o setor do turismo é uma urgência.
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– O turismo é uma atividade econômica e o setor público tem a função de organizar e direcionar o turismo que se deseja para a cidade. E nós trazemos a questão teórica e um olhar técnico _ explica ela.
Para a turismóloga da Prefeitura de Corupá, Valéria Assis de Oliveira, as prefeituras passaram a observar as oportunidades geradas por esses profissionais, como a criação de projetos e qualificação do trabalho. Na cidade, não existe o cargo de turismólogo, porém, Valéria foi direcionada há dois anos ao setor devido à sua formação.
Para ela, caracterizar o turismo da cidade, identificando e fortalecendo seus perfis, é dos principais pontos trabalhados pelos turismólogos. Em Corupá, um dos trabalhos que deram certo é a atualização constante do site do Turismo, garantindo informações precisas para quem chega à cidade.
Valéria Assis de Oliveira é turismóloga de Corupá
Ações e diferenciais
Outras funções realizadas por esses profissionais também são importantes. Denise destaca o fato de o turismólogo conseguir fazer a distinção entre um atrativo e um ponto turístico, identificando os atrativos e trabalhando para que eles se tornem pontos turísticos. Muitas vezes, um aspecto comum à uma cidade tem potencial turístico que não é observado por seus moradores, e é o turismólogo que traz esse olhar de desenvolvimento de produtos turísticos para uma cidade.
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Um exemplo é a Rota Alemã, que está em criação em Jaraguá do Sul. O modo de vida tradicional dos bairros Rio da Luz e Rio Cerro ganharam destaque com um olhar turístico e estão sendo transformados em um produto. Sinalizações e um material de divulgação devem ser elaborados, além de todo o trabalho de contato com a comunidade e criação de espaços de recepção de turistas que já está em andamento.
Turismólogo em Schroeder, Ivanio Dalton Laube ainda lembra que o Ministério do Turismo muitas vezes exige a assinatura de um profissional graduado nos projetos, auxiliando em sua aceitação e na busca de verbas.
O diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior, indica que os turismólogos também auxiliam a classificar as deficiências do setor. Apesar de ser formado em marketing, Fenísio atua há anos no setor, reconhecendo os benefícios dos profissionais graduados: entre eles, manter um nível alto de debates. Planejamento ainda é outra palavra chave ligada à profissão, que cria caminhos para o desenvolvimento.
Área recente
Atuando em Jaraguá do Sul desde que se formou, em 2007, a executiva do Convention Bureau, Ariane Raizer, explica que a própria formação em turismo é recente no Brasil. O Ministério do Turismo foi criado apenas em 2003, mostrando o quão nova é a valorização do setor.
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– A gestão pública encarava o turismo como lazer, mas não é. O turismo é desenvolvimento econômico e social _ defende.
Ariane lembra que o turismo atrai investimentos para cidade, além de impostos cobrados por serviços. Ela destaca, ainda, que o setor envolve uma cadeia de 52 segmentos, que passam por hotelaria e gastronomia, chegando a filmagem, sonorização e marketing, no caso de eventos, por exemplo.
Apesar de ser um ramo econômico muito ligado ao setor privado, Ariane indica que o poder público tem papel importante na consolidação do turismo. A infraestrutura, sinalização e criação de projetos são exemplos da importância dos governos no desenvolvimento turístico das regiões. Para ela, um dos principais avanços com a valorização do turismo nas Prefeituras é a possibilidade de criação de políticas públicas. A criação de um conselho de turismo também é citada como exemplo de avanços.
Mais força pela regionalização
Um exemplo da valorização recente do turismo na região é a reativação do Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Atuando em um cargo administrativo na Associação, a turismóloga Daiane Ramos foi designada como consultora do Colegiado de Turismo em outubro de 2013, quando o grupo foi criado.
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– Está havendo uma visão diferente desse setor, pois nossa região tem um potencial muito grande. Cabe a nós trabalharmos mais isso.
A turismóloga de Jaraguá do Sul, Denise Henn, destaca o fato de a regionalização ser algo recente. Ela conta que há poucos anos, o Ministério do Turismo batia na tecla da municipalização, com a criação de conselhos, por exemplo. Agora, a regionalização está em foco e esse direcionamento tende a ajudar as cidades.
– Temos que trabalhar com a região para nos fortalecermos. Cada local trabalha seu atrativo e assim mantemos o turista na região, pois sozinhos é mais difícil.
Tanto Daiane quanto Denise, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, lembram que a busca de recursos é mais fácil com a união de municípios e que os profissionais formados na área têm a competência para a criação de projetos que tragam mais verbas para o setor.
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