O número de turistas estrangeiros que visitam o Japão cresceu 10% nos primeiros seis meses de 2008, para 4,33 milhões de visitantes, informou a Organização Nacional de Turismo.

Continua depois da publicidade

Segundo o orgão, citado pelo diário japonês Nikkei, o crescimento está relacionado com o aumento do número de vôos charter dos outros países asiáticos e com a campanha governamental de promoção do turismo no Japão. Os sul-coreanos foram os que mais viajaram à segunda maior economia do mundo entre janeiro e junho de 2008, chegando a 1,32 milhão de visitantes, uma alta de 8,1%.

Segundo o jornal, o fortalecimento do euro em relação ao iene gerou um aumento do turismo procedente de países como França e Alemanha. Dos 12 países citados no relatório de turismo do Japão, apenas Reino Unido e Estados Unidos tiveram uma redução do número de seus visitantes ao território japonês. A reportagem afirma que as dificuldades na economia desses dois países foram a principal causa para a queda no número de turistas que visitam o Japão.