O turismo vem crescendo significativamente na região Vale do Itajaí, especialmente no município de Rodeio. A cidade mais italiana do Vale Europeu foi reconhecida oficialmente como Capital Catarinense dos Trentinos em 2019, pelo projeto de lei 17.794 sancionado pelo Governador Carlos Moises da Silva.
Continua depois da publicidade
> Vale Europeu é referência em herança histórica e cultural
Assim, o município vem atraindo inúmeros visitantes motivados pelas belas paisagens de vales e montanhas, além da arquitetura com fortes traços europeus, produtos artesanais e agricultura vigorosa. A cidade ainda é referência na produção de vinho, na gastronomia italiana e é ponto de parada para o turismo religioso.
Rodeio fica a 186 km de Florianópolis e possui uma área de 135 quilômetros quadrados com mais de 11 mil habitantes. A cidade que ainda hoje preserva usos, costumes e riquezas de seus antepassados, transmite simplicidade e alegria de viver. Sua história e cultura são admiráveis e fortemente marcadas pela religiosidade, foco principal das visitas à região que tem fomentado inúmeros empreendimentos gastronômicos e de hospedagens.
Entre vinícolas, cascatas, igrejas e trilhas, a cidade conta com 38 pontos turísticos e passeios imperdíveis. Conheça incríveis histórias por trás de alguns dos locais favoritos dos viajantes:
Continua depois da publicidade
Caminho dos Anjos
A estrada de chão com cerca de oito quilômetros de extensão leva esse nome graças ao Sr. Paulo Notari (in memorian), agricultor da região que com as próprias mãos moldou 63 anjos de 2m de altura e espalhou pelo local, nas proximidades da sua casa.

As hortênsias, que florescem em dezembro e janeiro, eram apenas oito quando foram plantadas também por ele e hoje embelezam ainda mais a subida no Morro do Ipiranga, que pode ser feita caminhando, de carro, moto ou de bicicleta, tornando-se um desafio para muitos ciclistas que fazem do percurso uma disputa.
Ao final da subida, uma réplica do Cristo Redentor recebe os visitantes. Ela tem nove metros de altura e também foi construída pelo Sr. Notari.
> Chegada do calor aumenta a preocupação com a saúde dos olhos
Em vida, ele se dizia o homem mais feliz do mundo por contribuir com os anjos, o Cristo e as flores como pagamento de promessa em um legado de fé e também um marco eterno para Rodeio. O local também é chamado de “Picol Paradis”, do dialeto trentino “Pequeno Paraíso”. A visitação é gratuita.
Continua depois da publicidade
Caminhos de Frei Bruno
Frei Bruno veio da Alemanha aos 18 anos e dedicou sua vida à igreja católica. Viveu em algumas cidades do Brasil até ser transferido para Rodeio em meados de 1926, onde permaneceu por aproximadamente vinte anos e angariou uma legião de adoradores e crentes movidos por seus milagres, marcando a população que ainda tem muita fé e em momentos difíceis, roga por ele. Moradores que conviveram com o Frei relatam principalmente seu poder de bilocação, ou seja, estar em dois lugares ao mesmo tempo. O processo de beatificação de Frei Bruno está em andamento e conta com o avançado trabalho de diversos fiéis na missão de comprovar sua santidade.
A rota intitulada como “Caminhos de Frei Bruno”, é uma marca registrada de Rodeio. Abrange todo o território em que ele se fez presente e visa percorrer todos os caminhos feitos por Frei Bruno na cidade passando por 12 capelas espalhadas pelo município. O caminho tem mais de 100 km de extensão e leva cerca de 3 dias para ser percorrido em etapas.
Entre os atrativos estão a Capela Santa Apolônia que fica nobairro Diamante, local onde Frei Bruno passou maior tempo durante sua longa estadia na cidade. Local onde também está situado o Oratório Frei Bruno construído em homenagem ao Frei.
Conheça outros pontos turísticos de Rodeio!
Leia também
Guia completo para chegar a nota mil na redação do Enem
Continua depois da publicidade
Pós-pandemia: Turismo de SC aposta em temporada de verão com mais movimento
São Joaquim: Saiba por que visitar a Capital da Maçã em qualquer estação do ano