Desde meus primeiros anos na faculdade de Turismo já se falava do turismo como distribuidor de renda e de desenvolvimento social. Felizmente nosso país tem acordado para todos estes benefícios que a atividade turística pode proporcionar. Muito se avançou, mas muito ainda temos por fazer.

Continua depois da publicidade

De todos os desafios que o turismo nos apresenta, considero o envolvimento e o entendimento de sua importância para a comunidade local o maior de todos. Nenhum gestor público conseguirá desenvolver o turismo em sua comunidade sem o envolvimento da população local, sem que sua comunidade se sensibilize do grande avanço social e econômico que a atividade pode trazer.

Entre os benefícios do desenvolvimento da atividade turística destacam-se a geração e a distribuição de renda, as melhorias na infraestrutura local e a preservação dos patrimônios natural e cultural. Assim, ao desenvolver a atividade turística, o município cria um ambiente agradável para o turista e melhora a qualidade de vida de toda a sua população.

O desafio para o gestor público é fomentar a atividade administrando a oferta turística que é formada pelos atrativos locais, os prestadores de serviços e os anseios da comunidade local. Conseguir harmonizar esta oferta turística se torna o grande desafio do gestor público. Uma das ferramentas importantes neste processo são os conselhos municipais, que em sua maior são formados por representantes da comunidade local e governamentais, para isso mais uma vez a comunidade precisa se sensibilizar e participar ativamente, fazendo parte das decisões.

O gestor municipal de turismo sabe que o desafio é grande, mas sabe também que é ainda maior a oportunidade de atuar em benefício de sua comunidade, ajudando a proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos. Esse desafio me move! Susan Correa Secretária de Turismo e Cultura de Balneário Piçarras Turismóloga pela Universidade de Caxias do Sul

Continua depois da publicidade