Profissionais da Secretaria de Turismo de Itajaí estiveram reunidos quarta-feira de manhã para definir o calendário de festas 2013. Uma das principais alterações, que o grupo vai apresentar ao prefeito Jandir Bellini (PP), é a mudança da Marejada de outubro para novembro. Além disso, a festa portuguesa deve ser reformulada e vir neste ano como um festival gastronômico.
Continua depois da publicidade
O plano de ação será apresentado ao prefeito nesta quinta-feira e depende de aprovação, conforme o diretor de planejamento da secretaria Darlan Martins. Mas tudo indica que a festa será reformulada, já que ainda no ano passado Jandir destacou a possibilidade de fazer um festival gastronômico.
A intenção do Turismo é concentrar a Marejada e o Festival de Música de Itajaí em novembro por conta da regata Jacques Vabre, que fica na cidade entre 21 de novembro a 2 de dezembro. Com isso, quem estiver no município para acompanhar a competição, terá opções de cultura e gastronomia.
Caso a mudança seja aprovada, não está garantido que a festa será mantida em novembro. Conforme Martins, tudo vai depender da avaliação que for feita a partir da edição deste ano, que será a 27ª da festa que destaca as tradições portuguesas.
Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Cimélio Pereira, avalia como válida a tentativa de inovação na Marejada. Sem a concorrência de outros tradicionais eventos de outubro, principalmente a Oktoberfest de Blumenau, a festa portuguesa e do pescado ganha mais chances de atrair visitantes.
Continua depois da publicidade
– A Marejada é boa, mas precisa ser inovada, ter um diferencial. Até para o mercado essa iniciativa é importante – comenta.
No ano passado, o prefeito de Itajaí chegou a levantar a possibilidade de acabar com a Marejada e criar uma outra festa, que contemple tanto a cultura açoriana, quanto a espanhola. Por enquanto, o nome da festa está mantido, apesar de não se ter certeza se a característica açoriana também permanecerá.