As paisagens naturais da Serra Catarinense, com belezas e alturas de tirar o fôlego, atraem número crescente de visitantes estrangeiros. É uma região que têm potencial para crescer no segmento de aventura. Entre as empresas que atuam com esse serviço está a Eco Trilhas Serra Catarinense, de Bom Retiro, que oferece passeios nas regiões da Serra.
Continua depois da publicidade
> Leia mais notícias sobre a economia de Santa Catarina
O mais emblemático é a caminhada no Campo dos Padres, onde está o ponto mais alto de Santa Catarina, o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros acima do nível do mar. O sócio e gestor da Eco Trilhas, Dario Lins, informa que os próximos passeios, dentro do novo normal da pandemia, estão marcados para setembro e outubro. Entre os inscritos estão japoneses e colombianos. A empresa já recepcionou americanos, finlandeses, argentinos e chilenos.
– Temos um trabalho que divulgamos pelo nosso site e perfil nas redes sociais e o público faz contatos. Mas também temos parcerias muito importantes com agências de São Paulo que têm atraído bastante esse público interessado em turismo ecológico – explica Dario Lins.
> Micro e pequenas empresas de Santa Catarina avançam no mercado internacional
Continua depois da publicidade
Ele avalia que o turismo de aventura, no Brasil, ainda é centrado em regiões mais quentes, a maioria acima de São Paulo. Por isso a descoberta do Sul é gradativa.
– O próprio brasileiro desconhece que os canyons mais lindos do Brasil e, porque não, do mundo estão no Sul do país. Temos muitos brasileiros descobrindo isso agora e os estrangeiros começam a ver essa possibilidade. São pessoas que já têm experiência, que viajam para outros destinos no mundo para praticar tracking – observa o empresário.
> Empresas de SC criam consórcio para vender casas de madeira no exterior
Dario Lins afirma que o Globo Repórter sobre a Serra Catarinense, feito pelo jornalista Ricardo Van Dorff e a equipe da NSC TV, em agosto de 2018 e reprisado recentemente, ajuda a atrair visitantes do Brasil e exterior. O próprio Lins participou da caminhada no Campo dos Padres para o programa.
> Empresa de Florianópolis avança no exterior com automação para agricultura