Muita emoção nos dez minutos finais marcou a finalíssima da 11ª Copa Norte na tarde de domingo no estádio do América. Apesar da derrota por 2 a 1, fora de casa, a Tupy levou o título do torneio mais disputado do futebol amador da região, repetindo a conquista de 2006 sobre o mesmo América.
Continua depois da publicidade
A equipe campeã, que levava a vantagem de jogar pelo empate por vencer o primeiro jogo por 1 a 0, contou com o gol salvador de Anderson nos instantes finais da partida.
Pela vantagem e por estar jogando fora de casa, a Tupy começou a partida na retranca. Mas, logo no primeiro lance de perigo, um tiro de fora da área de Elvinho colocou o América à frente do placar.
Com a decisão indo para os pênaltis e os ânimos se acirrando, o técnico da Tupy, Pingo, optou por uma postura ainda mais defensiva. No intervalo, substituiu o atacante Gustavo pelo volante Tatu para embolar o meio de campo e tentar o empate.
Continua depois da publicidade
A tática fracassou e o rival se aproveitou: Marcão, num contra-ataque fulminante aos dez do segundo tempo, aumentou de canhota a vantagem para o América. O 2 a 0 desestabilizou a Tupy, que, para evitar a perda do título, decidiu pelo tudo ou nada e trocou o lateral-direito Wylian pelo meia-atacante Mineiro.
A mudança deu mais ritmo ao jogo. Aos 25 minutos, o centroavante do América, Leandrinho, após levar o segundo amarelo, foi expulso. Com um homem a menos e sofrendo pressão por parte da Tupy, o time da casa perdeu o rumo.
O treinador Butuca colocou o América na defesa e o rival foi para cima, atrás do gol salvador. E ele veio aos 38 minutos: após dominar e girar para a direita, Anderson, o artilheiro do torneio, disparou, a bola bateu na trave e entrou. Era o gol do título. Os torcedores da Tupy foram ao delírio e os do América, sentindo o título nas mãos, ficaram sem acreditar.
Continua depois da publicidade
Aclamado pelo público, o camisa 10 e capitão do time vitorioso levantou a taça. Ele agradeceu o apoio da torcida e o árduo trabalho de toda a equipe técnica. O treinador Pingo ressaltou o mérito do elenco da Tupy.