A Tupy informou, por meio de nota, que concederá férias coletivas, de 29 de fevereiro a 21 de março, a uma parte do quadro de funcionários na fábrica de Joinville. A medida afetará cerca de 750 profissionais de setores da produção que atendem ao mercado doméstico. A companhia emprega cerca de 7 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
A nota explica que a ação se dá em virtude de queda de demanda no mercado automotivo e da necessidade de ajuste de estoques da companhia.
Em setembro do ano passado, a fundição já havia concedido 10 dias de férias coletivas para regular os estoques de produtos.
:: Tupy dá férias coletivas em setembro
Continua depois da publicidade
As vendas de veículos no Brasil (leves e pesados) sofreram redução de 27% em 2015 sobre o ano anterior e a expectativa para 2016 é de que continuem a cair, explica a nota.
– A empresa esperava um início de ano melhor. Porém, parcela relevante dos clientes promoveu ajustes adicionais de volume, em resposta a estoques elevados na indústria como um todo. A Tupy pretende esgotar todas as alternativas disponíveis com vistas à manutenção dos empregos – destaca a companhia.