Esta semana foi finalizado todo o pavimento rígido feito em concreto usinado no túnel do Morro do Formigão, próximo a Tubarão, no Sul do Estado. A obra faz parte da segunda etapa de duplicação da BR-101 Sul catarinense, realizada pelo DNIT. A próxima etapa é para a finalização das barreiras físicas para proteção de motoristas e pedestres no interior da galeria.

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Em seguida, o consórcio JDantas-Novatecna, responsável pela execução da obra, finaliza também a impermeabilização do interior da galeria, e as instalações elétricas e de segurança, para seguir com a limpeza e instalação de sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas, painéis e pórtico na entrada do túnel). A meta é finalizar toda essa etapa até 15 de dezembro.

O pavimento recebeu os trabalhos finais nas duas extremidades, para rebaixo e encaixe do asfalto. Toda a pista foi construída em concreto dentro da galeria e nos emboques (entrada e saída dos túneis), pois o pavimento asfáltico é composto por materiais inflamáveis.

Foram utilizados 2,4 mil metros cúbicos de concreto – o equivalente a 340 caminhões betoneira, em uma área de 10,8 mil metros quadrados de laje, por onde circularão os veículos em trânsito na rodovia federal, no sentido Norte-Sul.

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Interrupção no trânsito

A rodovia estadual, que liga Tubarão ao planalto serrano, ficará fechada entre os dias 15 e 17, para remoção de ponte na BR-101 Sul catarinense

O DNIT/SC informa que tanto a BR-101 Sul quanto a SC-390, rota estadual que liga Tubarão à região serrana catarinense, terão trechos interrompidos para limpeza e liberação após a remoção com denotação de explosivos da antiga ponte sobre o Rio Tubarão, no domingo,16, às 9h.

A BR-101 deve ser interrompida entre alguns minutos até uma hora e a rodovia estadual será interrompida a partir do sábado, 15, às 9h. A liberação será somente no final de segunda-feira, 17.

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Quando finalizada, a nova ponte, que terá fluxo de veículos no sentido Sul-Norte terá, 340m de comprimento por 12m de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e proteções laterais de concreto.

Rotas alternativas

Para acesso aos municípios de Pedras Grandes, Orleans, Lauro Müller ou para a região serrana, pela rodovia estadual, os usuários da BR-101 Sul, que trafegarem no sentido Sul-Norte, deverão seguir até o viaduto de acesso ao Morrotes (km 336) e realizar a manobra de retorno, voltando ao Sul até a alça lateral próxima das obras do túnel. No sentido Norte-Sul não haverá mudança no acesso.

Os motoristas que seguirem pela SC-390, do centro ou bairros de Tubarão, em direção ao Oeste ou acessando a BR-101 para o Sul, devem seguir pela rua São João e cruzar o viaduto de acesso ao Morrotes, realizando a manobra de retorno, em direção ao Morro do Formigão. Para acessar a BR-101 e seguir para o Norte, o caminho continua pela alça lateral existente. A rua Cândido Darela, via municipal na rota de obras, já está interrompida.

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Para o sentido serra-litoral pela SC-390, com destino a Tubarão, deve-se acessar a BR-101, seguir ao Sul até o km 341, onde há viaduto construído para retorno. Deste ponto, basta seguir pela rua Silvio Búrigo ou retornar para o Norte até os viadutos de acesso ao Morrotes (km 336) ou de acesso ao centro de Tubarão (km 334). Para acesso a BR-101, em direção ao extremo-sul, basta seguir pela incorporação de pista paralela a ponte sobre o Rio Tubarão (estrutura construída na duplicação). Ao Norte, deve-se seguir até o km 341 e realizar o retorno no viaduto.

As obras começaram em fevereiro de 2013, com a participação de 180 operários que trabalham em jornadas de oito horas diárias, de segunda a sábado. A obra de transposição do morro tem previsão para acabar em dezembro de 2014, dois meses antes do prazo inicial.

Mas isso não significa que os veículos poderão trafegar pelo local a partir de janeiro de 2015. O trecho ainda precisa de obras complementares, com mais 470 metros que incluem a pavimentação das pistas, além da construção na nova ponte Juscelino Kubitschek sobre o rio Tubarão, também conhecida como ponte Cavalcanti, e a demolição da antiga. O túnel terá um só sentido, norte-sul.

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Obra faz parte da duplicação da BR-101 Sul

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. O empreendimento faz parte da segunda fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, junto da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.