Descoberta pelos operários da Odebrecht Ambiental e noticiado pelo blog do Pancho sexta-feira, a passagem com cerca de 1,5 metro de altura e 50 centímetros de largura localizada a quase três metros de profundidade na Rua Presidente John Kennedy, ao lado do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Blumenau, intrigou a população, que pediu ao poder público atenção com o caso.

Continua depois da publicidade

Em resposta o prefeito Napoleão Bernardes comunicou domingo à tarde, por meio de uma postagem no Facebook, que uma ampla pesquisa e investigação foi solicitada à Fundação Cultural com objetivo de esclarecer o assunto.

O prefeito levou em consideração os aspectos históricos e culturais envolvidos ao relembrar que as lendas e boatos a respeito da existência de túneis na região central acompanham gerações de blumenauenses. O primeiro passo para o início do estudo é a formação de uma equipe multidisciplinar que vai analisar a passagem encontrada.

– Observamos a importância histórica que esta descoberta pode ter e para não restar dúvidas vamos reunir uma equipe de especialistas para analisar o local. Com a descoberta do túnel e a publicação do material achamos importante esclarecer aos moradores de Blumenau este mistério – conta Napoleão.

Leia mais

Continua depois da publicidade

:: Presidente da Fundação Cultural de Blumenau fala investigação que irá esclarecer túnel em Blumenau

Os nomes de quem vai fazer parte desse grupo de profissionais, segundo o presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann, deve ocorrer até terça-feira. Cogitada para compor a equipe de estudiosos, a diretora do departamento Histórico e Museológico da fundação, Sueli Petry, avalia de antemão que a passagem é apenas um túnel de água:

– É preciso fazer um estudo e avaliar documentos e relatórios antigos antes de afirmar com certeza alguma coisa, mas acredito que não passa de uma galeria pluvial. Temos que pensar que toda aquela região mudou ao longo dos anos. A geografia dali era totalmente diferente do que é hoje e um túnel de água seria necessário na época.

Zimmermann compartilha da mesma opinião ao explicar que onde atualmente está construído o Neumarkt Shopping antes era um lugar alagado e, por isso, a probabilidade da passagem ser uma galeria pluvial é grande.

Continua depois da publicidade

– Apesar do que tudo indica, vamos investigar. Teoricamente não dá para passar ninguém lá dentro, mas mesmo assim nós vamos analisar para ver se existem ramificações.

Lendas defendem uso de túnel para fuga

Não é de hoje que blumenauenses defendem a teoria de que existem túneis espalhados pela região central da cidade. A principal lenda urbana conta que as estruturas serviriam como rota de fuga para Adolf Hitler, que estaria escondido em Blumenau durante a guerra. Também há quem diga que o abrigo era usado para o encontro de padres e freiras dos colégios Santo Antônio e Sagrada Família.

O cientista social e pesquisador Adalberto Day reforça que as construções eram unicamente usadas como galerias pluviais ou esgotos.

– Não existe ventilação nessas passagens, nem tão pouco higiene para que esse locais sirvam como rota de fuga ou pontos de encontro.

Continua depois da publicidade