Florianópolis recebe, entre os dias 4 e 12 de novembro, o Tum Festival, uma das mais importantes conferências de música, negócios, economia criativa e inovação do país. Na programação estão incluídos shows nacionais de Ana Cañas e Lenine, além da conferência de música e inovação, entre 9 e 11 de novembro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na conferência, artistas emergentes e consagrados, produtores, músicos e alguns dos principais nomes do mercado musical brasileiro participam de palestras, workshops, painéis e rodada de negócios.

A programação da conferência ocorre no Centro Integrado de Cultura (CIC), nos dias 9, 10 e 11 de novembro, com convidados como Max Viana (Universo Spanta/RJ), Paulo André (Abril Pro Rock/PE), Barral Lima (Marte Festival/MG), Fabiana Lian (On Stage Lab/SP), Val Becker (Rádio Graviola/RJ), o produtor musical Pena Schmidt (Os Mutantes, Titãs, Raul Seixas/SP), Melina Delfino (Exib Música/Portugal), Eli Moura (Festival Convida/DF) e Daniela Medrano (UTUCA/Argentina), entre outros.

Tanto a programação completa quanto a inscrição gratuita para participar estão disponíveis no site tumfestival.com.br.

Continua depois da publicidade

Tum Festival de 2022 (Foto: Sandra Puente, Arquivo Tum Festival)

Ao todo, o Tum Festival reunirá profissionais de diferentes segmentos do mercado da música de 20 estados brasileiros, além de comitivas internacionais do Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Portugal, Angola, Cabo Verde, Chile, França e Espanha. O evento contará com mais de 100 atividades, incluindo os shows nacionais e showcases nacionais e internacionais.

— Estamos muito felizes com a oportunidade de, novamente, colocar Florianópolis no centro dos debates sobre a música e o mercado cultural brasileiro durante os dias de festival e de conferência, promovendo conexões, trocas de experiências e geração de negócios para alavancar o setor da economia criativa. Essa será, sem dúvida, uma edição histórica do Tum, que chega em 2023 com uma programação diversa, discutindo e celebrando a música brasileira com a presença de artistas e produtores incríveis —, destaca a produtora Ivanna Tolotti, diretora-geral e idealizadora do Tum Festival.

Shows nacionais

Entre os shows nacionais do Tum Festival, Ana Cañas abre a programação com “Ana Cañas canta Belchior” (no dia 5), com releituras de canções marcantes do artista cearense em apresentação gratuita no Floripa Airport.

João Bosco retorna ao Tum com “Abricó-de-macaco” (dia 9), no Teatro Ademir Rosa, no CIC. Já Lenine apresenta pela primeira vez em Florianópolis o espetáculo “Rizoma” (dia 10), dividindo o palco com o filho, Bruno Giorgi, também no Teatro Ademir Rosa, em duas sessões.

Continua depois da publicidade

Os ingressos para os shows de João Bosco e Lenine estão à venda (clique aqui e garanta).

Fechando as atrações nacionais, Àttooxxá faz show da turnê de lançamento do álbum Groove, no Centro Histórico de Florianópolis, com entrada gratuita.

Além dos shows nacionais, o Tum Festival ainda traz showcases de 25 artistas e bandas brasileiras, sete internacionais, com palcos no CIC, no Centro e no Floripa Airport. Entre as atrações, nomes como Guinha Ramires (SC), Poly Fiction (Paraguai), El Yopo & Nico Junca (Colômbia), Nouvella (SC), Soul de Brasileiro (RJ), Augusta Barna (MG), 50 Tons de Pretas (RS) e Cronixta (SP), entre outros.