Quase um mês e meio depois da última disputa pelo circuito mundial de surfe (WCT), começou nesta quarta, dia 1º, a janela da sexta etapa da temporada 2004, em Hebara, no Japão, com fim previsto para o dia 8.
Continua depois da publicidade
O início da competição foi adiado por causa das más condições do mar, ondas de meio metro e a expectativa de que a chegada de um tufão trazendo um swell (vento propício para a prática do surfe) possibilite as manobras da elite do esporte no litoral nipônico.
– Este novo tufão chamado ‘Songda’ traz a expectativa pelo swell direto para a região na próxima sexta até o fim da semana. Pode ser até que mudemos de praia para procurar locais com grandes ondas. Acho que os surfistas que estão aqui não têm o equipamento adequado, mas a organização está verificando as condições em outras praias por perto – disse o diretor do evento, Rod Brooks.
É a 27ª vez que o Japão recebe uma etapa do circuito mundial, sendo a primeira na temporada dos tufões que passam pelo país.
– Já passaram 13 ou 14 tufões neste ano. Um recorde para o Japão – disse Brooks.
Continua depois da publicidade
São seis os representantes brasileiros na etapa japonesa. Victor Ribas e Armando Daltro estão juntos na única bateria com dois compatriotas do país – o australiano Nathan Hedge também está na disputa. Guilherme Herdy enfrenta o desafio mais difícil, estreando contra o havaiano Andy Irons, atual bicampeão mundial e líder do ranking da temporada.
O australiano Shane Powell desistiu da etapa porque sofreu um corte no pé durante treinos no seu país. Irmão de Masatoshi Ohno, único japonês na temporada do WCT, Norimasa Ohno foi convidado para a vaga e enfrenta logo na estréia uma bateria contra o norte-americano Kelly Slater, hexacampeão mundial e vice da última temporada, e o brasileiro Peterson Rosa.
As informações são da Globo Online.