A edição 2021 do Torneio Universitário de eSports (TUeS) terá novidades nas modalidades presentes na competição. Ao todo, serão sete modalidades: PUBG Mobile, League of Legends, Counter Strike: Global Offensive, Valorant, Rocket League, PES e Clash Royale.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O Counter Strike: Global Offensive e League of Legends são os jogos que acompanham o torneio desde a primeira edição. Clash Royale foi uma novidade que entrou em 2017 e vem acompanhando o torneio com o passar dos anos. Em 2019 o Fifa deu lugar ao eFootball Pro Evolution Soccer 2021, que continua nessa edição.
> Nintendo e Microsoft anunciam parceria inesperada
As novidades ficaram com três modalidades inéditas na edição, começando pelo novo e popular FPS da Riot Games, o Valorant. Além disso, contamos também com PUBG Mobile e Rocket League. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos jogos:
Continua depois da publicidade
Counter Strike: Global Offensive
É conhecido como CS:GO, o jogo é um FPS (First Person Shooter) desenvolvido pela empresa Valve. O primeiro jogo da série Counter Strike foi lançado em 1999, o Global Offensive chegou em 2012 com elementos modernos e com jogabilidade melhorada comparada aos antecessores. Nesse jogo, é muito importante o jogador ter uma boa mira e uma boa movimentação, além de estratégia e trabalho em equipe para vencer as partidas.

O modo clássico em disputa no cenário competitivo contém 10 jogadores separados em duas equipes com cinco jogadores contra outros cinco jogadores. Neste modo, os Terroristas têm como objetivo plantar uma bomba em locais específicos do mapa – Bombsite A ou Bombsite B – ou eliminar os cinco jogadores da equipe Contraterrorista.
Se a bomba for plantada, os Terroristas devem proteger por 40 segundos – modo competitivo – até que ela exploda. Por outro lado, o objetivo da equipe contraterrorista é eliminar os cinco jogadores terroristas, ou desarmar a bomba após a equipe inimiga fazer o plant em algum dos dois bombsites.
> Como participar da edição 2021 do Torneio Universitário de eSports (TUeS)
A equipe que somar 16 pontos vence a partida. Em caso de empate em 15 a 15, uma prorrogação com seis rounds é disputada e a equipe que conquistar quatro dos seis pontos vence a partida. Para essa edição do Counter Strike Global Offensive no TUeS, as equipes podem escrever no máximo oito jogadores, sendo cinco titulares e três reservas.
Continua depois da publicidade
League of Legends
O League of Legends ou apenas LoL como é conhecido, foi lançado pela Riot Games em 2009. Da mesma maneira que o CS:GO, o League of Legends competitivo tem cinco jogadores de um lado e cinco jogadores de outro. O jogo começa com os 10 jogadores escolhendo um dos 140 campeões disponíveis, cada campeão detém de diferentes skills, forças, fraquezas e estatísticas.
O objetivo é destruir o Nexus – edifício no centro da base das equipes – da equipe adversária, ele gera automaticamente os minions, personagens controlados pela máquina que auxiliam na exploração do mapa. Cada equipe contém 11 torres em sua base, elas têm o objetivo de defender os caminhos que levam até o Nexus.

Os cinco jogadores são divididos em posições conhecidas por: Top Laner, Mid Laner, Jungler, ADC (Attack Damage Carry) e Suporte, sendo que cada posição existe campeões específicos para usar. Os jogadores evoluem do nível 1 até o 18 durante a partida, conforme progridem na partida, vão ganhando ouro para comprar novas habilidades e fortalecer o seu campeão.
> Veja mais notícias sobre o mundo dos games
A partida acaba quando uma das equipes destrói o Nexus na base inimiga. Para essa edição do League of Legends no TUeS, as equipes podem escrever no máximo oito jogadores, sendo cinco titulares e três reservas. A equipe também poderá contar com um Coach que não precisa ser necessariamente estudante.
Continua depois da publicidade
Valorant
O Valorant é um jogo novo no cenário competitivo e novo no TUeS também, foi lançado em 2020 durante a pandemia. Ele se assemelha com o CS:GO no modo de jogo, com algumas adições que o tornam único. Do mesmo modo que o FPS da Valve, esse jogo exige que os jogadores tenham uma boa mira, noção estratégica, trabalho em equipe e o conhecimento sobre cada um dos agentes.
O objetivo é plantar a Spike – bomba – em um determinado lugar do mapa, que no caso de alguns mapas do Valorant, são 3 (A, B e C). Se assemelhando muito ao Counter Strike, uma equipe tem o objetivo de plantar a spike ou eliminar os inimigos, e a outra equipe com o objetivo de não deixar essa spike ser plantada, desarmar, ou também eliminar todos os inimigos.

Atualmente, existem 16 agentes no Valorant, cada um deles possuem habilidades únicas que impactam o inimigo durante os rounds. Os agentes atuais são: Jett, Raze, Breach, Omen, Brimstone, Phoenix, Sage, Sova, Viper, Cypher, Reyna, Killjoy, Skye, Yoru, Astra e Kay/O. O jogador pode escolher qualquer um dos agentes, sendo que existem a classe dos duelistas, iniciadores, controladores e sentinelas.
Para essa edição do Valorant no TUeS, as equipes podem escrever no máximo oito jogadores, sendo cinco titulares e três reservas. A equipe também poderá contar com um Coach que não precisa ser necessariamente estudante.
Continua depois da publicidade
PUBG Mobile
Estrando no TUeS, o PUBG Mobile foi lançado em 2018 após o grande sucesso da versão desktop do PlayerUnknown’s Battlegrounds. O Battle Royale consiste em um modo de jogo de sobrevivência, onde o último squad sobrevivente no mapa será o vencedor. Os squads são formados por quatro jogadores, que caem de paraquedas em um determinado lugar do mapa em busca da sobrevivência.
> Steam Deck é anunciado como mais nova opção no mundo dos consoles portáteis
Os jogadores precisam encontrar armas e suprimentos para enfrentarem as outras equipes e a zona do gás. Essa zona é uma circunferência que vai se fechando conforme o tempo vai passando, fazendo com que a área do jogo diminua e as equipes entrem em combate. Caso algum jogador fique por muito tempo nessa zona de gás, ela será eliminada.

O competitivo do PUBG Mobile consiste em 16 squads com 4 jogadores. Totalizando 64 jogadores no servidor. Normalmente, uma partida consiste de várias quedas. Cada queda seria o equivalente a uma rodada, distribuindo pontos as equipes que ficarem em primeiro lugar, segundo lugar, e assim por diante. No final, a equipe que
somar mais pontos será a vencedora. Para essa edição do PUBG Mobile no TUeS, as equipes podem escrever no máximo oito jogadores, sendo quatro titulares e quatro reservas.
Continua depois da publicidade
eFootball Pro Evolution Soccer 2021
Um dos clássicos simuladores de Futebol, o eFootball Pro Evolution Soccer chega para mais uma edição do TUeS após a estreia em 2019. Nesta edição, o jogo disputado vai ser o PES 2021, onde de maneira simples, um jogador enfrenta o outro em uma simulação de partida de futebol. O jogador irá escolher uma equipe que está no jogo, enquanto o adversário escolhe outra equipe de seu gosto.

A disputa acontece igual uma partida de futebol real, há a chance de vitória/derrota e empate. Dependendo da fase de disputa, pode-se ter jogo de ida e volta, ou apenas uma partida, que em caso de empate será decidido numa disputa de pênaltis. Para essa edição do eFootball Pro Evolution Soccer 2021 no TUeS, as equipes podem escrever no máximo três jogadores.
Clash Royale
Um dos jogos mobile mais jogados no mundo, o Clash Royale acompanha o TUeS desde 2017 e é sempre um sucesso. O jogo foi lançado em 2016, desenvolvido pela Supercell e atualmente está disponível para Android e iOS. É um jogo baseado em estratégia em que você lutará contra um adversário com objetivo de destruir as torres inimigas utilizando cartas de tropas. Essas cartas podem ser desbloqueadas ao longo do tempo.

Durante a partida, essas cartas aparecem aleatoriamente para você utilizar, custando um valor de elixir. Combinando cartas e utilizando combos das mesmas, vence o jogador que destruir as três torres do adversário. Para essa edição do Clash Royale no TUeS, as equipes podem escrever no máximo três jogadores.
Continua depois da publicidade
Rocket League
No ano de 2015, a desenvolvedora Psyonix lançou o Rocket League, um jogo eletrônico de futebol em veículos. O jogo é multiplataforma e atualmente vem tendo bastante visibilidade em torneios competitivos, com isso, ele é um dos estreantes nessa edição do TUeS. Nesse jogo, os jogadores controlam um carro movido a foguete com objetivo de acertar a bola gigante e fazer gols. Os carros têm capacidade de pular e acertar a bola no ar, além de usar um impulso de velocidade que pode ser coletado em diversos lugares do campo de jogo.

Por ser um jogo multiplataforma, jogadores do PS4 ou Xbox One podem enfrentar jogadores do PC, por exemplo. Isso faz com que a base de jogadores seja estável e constante visando uma maior vida útil do jogo. Para essa edição do Rocket League no TUeS, as equipes podem escrever no máximo 6 jogadores, sendo obrigatório três titulares e três reservas opcionais.
Lembrando que as inscrições para o TUeS estão abertas e seguem até o dia 31 deste mês pelo site do torneio. Não fique de fora do maior torneio universitário de e-sports do Brasi.
Leia também:
Continua depois da publicidade
> Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia
> Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games