O maior e principal bloco do fim de semana de Carnaval em Florianópolis acontece neste sábado (17). O Bloco dos Sujos, que reúne todos os tipos de foliões e engloba outros famosos blocos de rua na região central da Capital, é aberto ao público e para participar é só chegar. A organização espera 210 mil pessoas nas ruas do Centro para aproveitar a época mais divertida do ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
A folia começa por volta das 14h e tem previsão para encerrar à meia-noite. A maior concentração de pessoas deve acontecer nos arredores da Praça XV de Novembro, que está bloqueada, e na Arena Brahma, no Largo da Alfândega, onde atrações musicais gratuitas irão se apresentar a partir das 12h. Kevin O Chris será a atração nacional da noite.
Porém, outros grupos com música e festas de rua estarão espalhados pela região central, desde a Avenida Rio Branco até o Terminal Integrado do Centro (Ticen). Entre eles estão o Bloco Bloquete & Calma Beth, Bloco Seu Cookie Brilha, Bloco do Vale do @1007fln e o Bloco do CarnaHouse, que juntos podem formar uma grande multidão.
Carnaval 2023 em SC: como será nas principais cidades
Continua depois da publicidade
Por isso, a festa vai contar com atrações musicais para vários gostos, com axé, pagode, samba, funk e eletrônica em pontos espalhados pelo Centro. Um trio elétrico também vai desfilar pelo bairro a partir das 16h.
Estrutura do Sujos
A prefeitura de Florianópolis disponibilizou 423 banheiros químicos que ficarão distribuídos pela região central. Do total, 127 deles foram instalados na Avenida Paulo Fontes e 72 no entorno da Praça XV. Nove unidades serão voltadas para pessoas com deficiência.
Para emergências, duas ambulâncias e médicos e socorristas estarão de prontidão para atender os foliões em uma área de ambulatório médico. A estrutura foi montada no início do Largo da Alfândega.
Carnaval de Santo Antônio de Lisboa tem programação de cinco dias; confira
A segurança será responsabilidade da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que devem orientar os foliões e motoristas que passarem pela região central.
Continua depois da publicidade
O que é um bloco de sujos
De acordo com a professora Cristiana Tramonte, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o nome “bloco de sujos” era dado às festas de rua de Carnaval que aconteciam de maneira espontânea, sem organizações e envolvimento de entidades.
Florianópolis terá 5 dias com mudanças no trânsito durante o Carnaval; veja rotas
— Bloco de sujos existe desde que existe Carnaval. A denominação foi se constituindo ao longo do tempo e trata dos blocos independentes, de pessoas que se reuniam para brincar. Escolhiam um dia, um tema e saíam para desfilar — explica a professora.
Diferente de escolas de samba e blocos organizados, a forma informal de fazer a folia acontecer caracterizava esse tipo de festa. No entanto, é por isso que é mais difícil precisar a história deles.
No caso do Sujos do Centro de Florianópolis, a professora que pesquisou sobre o Carnaval na Capital afirma que as pessoas mais antigas relatam que ele teria surgido no fim dos anos 1960 ou começo de 1970.
Continua depois da publicidade
Furtos de celulares no pré-Carnaval de Florianópolis geram insegurança e acendem alerta
Desde então, o bloco do Sujos cresceu e agregou outros blocos, se tornando uma multidão a partir da união de diversos públicos. Na última edição, em 2020, a Polícia Militar afirma que 181 mil pessoas estiveram aproveitando a folia em todo o Centro.
Praça XV é fechada com tapumes
A Praça XV de Novembro, que fica no centro da região que concentra a folia no Carnaval, voltou a ser fechada com tapumes. A medida é tomada para preservar e conservar o espaço nos dias de festa de rua, incluindo durante o Bloco dos Sujos.
A estratégia é adotada nos períodos de Carnaval desde 2018. Segundo a prefeitura de Florianópolis, nos anos anteriores a praça sofria muita depredação nos dias de Carnaval. Por isso, seu fechamento é total no fim de semana de folia.
Segurança com revista na Avenida Hercílio Luz
Um dos pontos vitais do Centro de Florianópolis é a Avenida Hercílio Luz. Neste Carnaval, a prefeitura da Capital fechou o local com tapumes e irá colocar policiamento no local.
Continua depois da publicidade
Doença do beijo e outras: Veja como cuidar da saúde no Carnaval
Seguranças irão revistar os foliões. É proibida a entrada com itens cortantes, garrafas de vidro e outros materiais que a segurança julgar nocivos para terceiros.
A Secretaria de Segurança Pública afirma que a iniciativa é para garantir segurança e preservar o local, diminuindo o risco de depredação de patrimônio público.
Limpeza pelo Centro
A limpeza de Florianópolis durante o Carnaval está mobilizando 900 trabalhadores para garantir a qualidade dos ambientes e o bem-estar das pessoas. De acordo com o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, trata-se de “operação estratégica gigante”.
Só durante o Bloco dos Sujos, neste sábado, até 200 pessoas devem atuar simultaneamente para evitar e reduzir o impacto das festas na cidade.
Continua depois da publicidade
Carnaval em SC tem maioria das praias próprias para banho; veja onde curtir
Serão 110 auxiliares operacionais em turnos das 7h às 7h, com concentração de 75 pessoas da 1h às 7h. Mais 240 contentores para resíduos (latões), lavação com dois caminhões hidrojatos e quatro caminhões de coleta e reforço nos pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro. Além disso, dois veículos de coleta de pequeno porte também irão dar apoio à operação.
Trânsito pela Capital
Por conta do bloco começar no início da tarde, o fechamento e desvios de trânsito começam às 7h e permanecem até meia-noite de sábado (18). A Avenida Paulo Fontes (entre início do Largo da Alfândega e final do Mercado Público, sentido continente), as ruas Arcipreste Paiva, Tiradentes, Nunes Machado, Saldanha Marinho, Praça XV e a rua entre a Praça XV e Fernando Machado terão apenas o trânsito de pedestres permitido, e no caso de algumas, permissão também para trânsito local de veículos.
Florianópolis tem 12 festas de Carnaval para crianças; veja lista dos eventos infantis
A partir das 12h, outras vias também terão bloqueio viário. A Avenida Paulo Fontes, sentido Centro, terá trânsito bloqueado da altura do Ticen até o Terminal Cidade Florianópolis (exceto para trânsito de ônibus). Já as ruas Nereu Ramos, Leoberto Leal, Santos Dumont e Marechal Guilherme, também terão trânsito bloqueado a partir desse horário, com exceção para trânsito local. Os desvios de trânsito serão orientados pela GMF e PM, mas também estão descritos em um mapa para os motoristas.
Corredor de ônibus
Um esquema de trânsito para facilitar a locomoção por transporte coletivo até o Centro foi organizado pela prefeitura. Será feito um corredor exclusivo para ônibus, a partir das 11h até 00h, que inicia na Avenida Ivo Silveira e vai até o Ticen. Na Av. Ivo Silveira, no cruzamento do Cemitério São Cristóvão, os ônibus serão direcionados para uma faixa na contramão de direção até a Av. Juscelino K. de Oliveira. A rota continuará com corredor passando pela ponte Hercílio Luz.
Continua depois da publicidade