Um livro que combina romance, fantasia, ficção científica e pitadas de terror. Esse é o Depois das Cinco, de Bruno Haulfermet. Publicado pela Buzz Editora em outubro, a obra vai acompanhar Ivana e Dario, dois adolescente que nunca tinham se visto até que os dois se esbarram no lago da Província de Rosedário.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mas não é um encontro comum, já que os dois estão semitransparentes, em processo de dissipação corporal, e se apaixonam à primeira vista. Enquanto Ivana deixa de existir às seis horas da tarde em ponto, todos os dias, Dario reaparece neste horário. Ele volta a desaparecer as cinco da manhã, que é o horário que a adolescente volta a aparecer, ou seja, um só existe quando o outro deixa de existir.
Continua depois da publicidade
A descoberta pega os dois de surpresa, já que acreditavam serem os únicos a passarem por esse processo e guardam a segredo à sete chaves. Mas há um problema para esse amor, o único contato que os dois tem são por poucos minutos todos os dias, mas sem conseguir se tocar.
Tudo sobre “Depois das Cinco” e entrevista com autor
A história foi inspirada no filme “A Casa do Lago”, de 2006. No filme, Kate Forster (Sandra Bullock), passa a trocar cartas com Alex (Keanu Reeves), com quem mantém um relacionamento à distância por 2 anos. Mas há um porém, Alex e Kate vivem na mesma casa mas em tempos diferentes. Estando em anos diferentes, os dois ficam impossibilitados de se encontrar. Eles passam então a buscar respostas e tentam achar uma forma de burlar o que quer que seja que separa os dois no tempo, para então ficarem juntos. Algo semelhante acontece com Ivana e Dario, os protagonistas do livro.
Continua depois da publicidade
A conexão arrebatadora da dupla faz com que eles passem a cavar em busca de resposta e de soluções para que possam ficar juntos. A reportagem entrevistou Bruno Haulfermet, que detalhou as características dos personagens:
— Os dois são muito novos, então é o primeiro amor para ambos, e existe um desespero, uma urgência, onde os dois se encontram em uma situação onde se veem completamente sem apoio, sem suporte e sem entender o que está acontecendo —, explica o autor do livro.
Na busca por resposta, segredos serão revelados e o que antes parecia uma pacata cidade vai se revelar um poço de mentiras, isso porque, a Província de Rosedário, única produtora de rosa de caule rosado, guarda muitos mistérios e “é como uma rosa: tão bela quanto espinhosa”.
Continua depois da publicidade
— É uma história de amor impossível e guardam um segredo em uma cidade pequena, onde todo mundo conhece todo mundo, e a fofoca rola solta, então só de você fazer qualquer coisa simples no seu dia a dia, todo mundo já vai saber”, complementa Bruno Haulfermet.
Segundo o autor, a cidade é um lugar muito bonito e tem um cenário intimista e acolhedor, inspirado em cidades de interior da Itália e da França. E será nesse ambiente que Dario e Ivana vão descobrir que onde moram não é um lugar tão acolhedor e tão bonito e florido como parece.
Personagens de Depois das Cinco
Ao todo, Depois das Cinco levou oito anos entre o início da escrita e a publicação pela Buzz. O processo iniciou no Wattpad, plataforma que permite aos usuários ler e escrever histórias, artigos, livros, fanfics e outros conteúdos. Mas a história vêm com mudanças para o lançamento do livro impresso, com capítulos extras e alguns acontecimentos revisados.
Continua depois da publicidade
— Acrescentamos e desenvolvemos alguns acontecimentos e lapidamos algumas partes. O leitor que leu no Wattpad vai ter o gostinho de ter algumas coisas mais trabalhadas, mas a base e a essência ainda são as mesmas, assim como todas as emoções —, explica Bruno.
Além de Ivana e Dario, que são um casal birracial, “Depois das Cinco” traz outros personagens muito profundos, como Una e Ivo, amigos da adolescente que sabem o segredo dela. A escrita e escolha dos personagens foi feita pelo autor para quem ler o livro possa se identificar de fato com a obra.
— Eu sou um homem gay dos anos 90 e lá atrás não tínhamos personagens gays com relevância nas histórias e ter sentido essa ausência me fez decidir que quando coloco um personagem negro, como o Dario, um personagem LGBTQIA+, como Ivo, e uma personagem asiática e gorda, como a Una, eles não estão preenchendo espaço ou uma cota, e sim serão personagens que tem voz e importância para a trama —, o autor destaca.
Continua depois da publicidade
“Pitadas de terror”
Esse é o primeiro livro de romantasia do autor, que é amante de histórias de terror e decidiu trazer elementos que unem desde o romance, até fantasia, terror e ficção científica. Bruno Haulfermet ainda afirma:
— Não é uma romance água com açúcar, o leitor não vai encontrar tudo bonitinho e florido por conta do terror, que é o meu jeito de contar a romantasia. O livro acabou virando um grande caldeirão, onde tem romance, tem a fantasia, a ficção científica, e tudo isso com uma pitadinha de terror em alguns momentos —, finaliza.
Leia também
A surpreendente história da empregada que virou best-seller e terá filme
“Contando Milagres”: qual a história por trás do novo best-seller do The New York Times
Tempestade de Ônix: o que você precisa saber sobre a continuação de “Quarta Asa”, de Rebecca Yarros