Um avião da empresa Voepass, que levava 61 pessoas, caiu na cidade de Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) e não há registro de sobreviventes. Segundo informações das autoridades, o voo COO 2288 da aeronave ATR-72 iria de Cascavel no Paraná até o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. A empresa área, que está em destaque na imprensa brasileira e internacional por conta do acidente, é uma das mais antigas do Brasil. Continue a leitura para saber tudo sobre a Voepass.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
História da Passaredo
A Passaredo foi fundada no ano de 1995 pelo empresário José Luís Felício, que já tinha experiência no ramo de transportes terrestres. Com 29 anos de existência, ela é considerada a companhia aérea mais antiga do Brasil e, desde 2017 segue pelo nome Voepass.
Continua depois da publicidade
No início da Passaredo e com o sucesso do Plano Real, a empresa conseguiu expandir sua frota e chegou a fazer voos fretados para o Nordeste e o Caribe, com um Airbus A310, em parceria com algumas empresas de turismo. Contudo, a desvalorização da moeda brasileira freou o crescimento da empresa aérea, tanto que em 2002, ela suspendeu as operações, voltando apenas no ano de 2004.
A mudança de Passaredo para Voepass
Antes de voltar a crescer e até mudar de nome, em 2012, a Passaredo entrou em recuperação judicial. Neste meio tempo, ela até chegou a ser vendida para a Itapemirim, mas o negócio não se concretizou e foi encerrado, fazendo com que a empresa continuasse com os mesmos donos.
Em 2017, o processo de recuperação judicial acabou, e dois anos depois a empresa comprou a totalidade da MAP Linhas Aéreas. Em seguida, mudou sua identidade visual e nome, passando a se chamar definitivamente Voepass.
Continua depois da publicidade
A Voepass atualmente
A Voepass vinha novamente em ascensão e anunciou que planejava reabrir suas bases em grandes cidades como Brasília e Uberlândia. Além disso, com sede em Ribeirão Preto (SP), a empresa tem cerca de 15 aeronaves da empresa franco-italiana ATR.
De acordo com informações da própria companhia aéra, a Voepass atende 37 destinos nacionais e transportou mais de 500 mil passageiros ao longo de todo o ano de 2023. O seu fundador morreu em 2023, aos 81 anos de idade. No momento, o presidente da companhia é o seu filho, José Luis Felício Filho.
Leia também
Quem eram as vítimas da tragédia do voo COO 2283, que caiu em Vinhedo