A paixão do brasileiro pelo futebol é uma herança dia após dia do paulistano Charles Miller. Foi ele, ainda no fim do século 19, um dos principais propagadores do esporte bretão por aqui. Não à toa, que ele é chamado de “pai” do futebol no Brasil. Três décadas se passaram dos primeiros chutes em um balão de couro em solo brasileiro, em 1895, até a primeira edição do Campeonato Catarinense, em 1924.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Desde então, foram disputadas 96 edições da principal competição do calendário do nosso futebol. Ao todo, 23 clubes tiveram a honra de erguer a taça e soltar o sonhado grito de “é campeão!”. Sempre marcado pelo equilíbrio, a edição 2023 do Campeonato Catarinense reserva uma curiosidade: dos 12 clubes participantes, oito já foram campeões do Estado.
No entanto, há 30 anos o “Clube do Campeões” não ganha um novo integrante. O último a ingressar neste seleto grupo foi o Brusque, em 1992. De lá para cá, os vencedores se revezam entre Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville. O grupo dos campeões nesta edição tem ainda Hercílio Luz (bicampeão em 1957 e 1958) e Marcílio Dias (vencedor em 1963).
Catarinense 2023: veja os confrontos e como será a disputa
Continua depois da publicidade
Em 2022, o Camboriú chegou bem perto de conseguir uma vaga. Após surpreender na fase de classificação (terminou em 3º lugar), derrubou ex-campeões (Marcílio Dias e Figueirense) até chegar à decisão. E, na final, após dois empates, viu o Brusque celebrar o bicampeonato.
Atlético Catarinense, Barra, Camboriú e Concórdia são os nomes que estão na briga por uma vaga. Será que teremos um novo sócio no Clube dos Campeões de SC? Ou um dos membros vai repetir a conquista? A gente começa a responder essas perguntas a partir deste fim de semana, com a 1ª rodada do Estadual.
Conheça a fórmula de disputa do campeonato
Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Catarinense terá 12 clubes na Série A. Ao todo, a competição terá quatro fases. Na 1ª fase, os 12 times se enfrentam em turno único. Os oito times que somarem mais pontos avançam para a 2ª fase.
Os dois times que tiverem as piores campanhas e terminarem a fase inicial na 11ª e 12ª colocações serão rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense de 2024.
Continua depois da publicidade
Vídeo do JEC sobre transmissão do Catarinense viraliza nas redes sociais
Na 2ª fase, chamada de quartas de final, os oito classificados se enfrentam em sistema de cruzamento olímpico: 1º x 8º (Grupo A), 2º x 7º (Grupo B), 3º x 6º (Grupo C) e 4º x 5º (Grupo D). Os confrontos ocorrerão em jogos de ida e volta, com a segunda partida ocorrendo na casa da equipe com melhor campanha na 1ª fase. Em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols na soma dos dois jogos, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.
Primeira corrida noturna no Aeroporto de Florianópolis abre as inscrições
Na 3ª fase, chamada de semifinais, os quatro classificados se enfrentam em jogos de ida e volta, com o seguinte cruzamento: vencedor do Grupo A x ganhador do Grupo D, e classificado do Grupo B x vitorioso do Grupo C. A definição do mandante do segundo jogo seguirá a ordem da 1ª fase. Em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols na soma dos dois jogos, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.
VÍDEO: Gol bizarro em falha de goleiro ajuda Hercílio Luz a chegar à 2ª fase da Copinha
Na 4ª fase, a final do Campeonato Catarinense, enfrentam-se os dois times classificados das semifinais. As equipes decidirão o título em dois jogos. A definição do mandante da segunda partida seguirá a ordem da 1ª fase. Em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols na soma dos dois jogos, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.

Confira como foi a preparação de cada um dos 12 times que vão disputar o Catarinense 2023:
Atlético Catarinense: Mesmo jovem, Atlético Catarinense chega para surpreender na estreia
Continua depois da publicidade
Avaí: Renovação em busca de dias melhores na Ressacada
Barra: Aposta em jovens talentos para se destacar em 2023
Brusque: Atual campeão passa por um momento de reconstrução
Camboriú: Finalista em 2022, Cambura quer voltar a fazer história
Chapecoense: Verdão do Oeste busca tranquilidade em 2023
Concórdia: A busca do Galo do Oeste pelo título inédito do Estadual
Criciúma: Tigre aposta na força do elenco para voltar a ser campeão
Figueirense: Alvinegro tem renovação de elenco e aposta em atletas jovens
Hercílio Luz: Com base consolidada, Hercílio Luz quer repetir feitos do ano passado
Joinville: JEC mira boa classificação para voltar a ter calendário nacional
Marcílio Dias: Time vencedor reforçado com experiência para surpreender
Leia também:
Avaí derrota Flamengo e avança para terceira fase da Copinha
Catarinense Neuza Back é convocada para equipe de arbitragem da Copa do Mundo feminina
Ana Moser assume o Ministério do Esporte, cita Blumenau e fala em “revolução”