Raquete, bolinha, copo Stanley e um Jeep Renegade. Esse é o kit básico do estereótipo do atleta do beach tennis. Mas para praticar o esporte mesmo, você só precisa dos dois primeiros, uma quadra de areia com rede e companhia.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Regras do beach tennis

No jogo, cada atleta segura uma raquete para rebater a bola. Para marcar um ponto, o participante deve tocar a bola no chão do campo adversário. Geralmente o beach tennis é jogado em duplas, mas também pode ser no um contra um. O tamanho padrão da quadra é de 8m x 16m e da rede e a rede tem 1,7m de altura.

Os jogos geralmente tem um set, com vários games. Para ganhar o set, a equipe ou o jogador deve vencer seis games. A contagem dos games é 15/ 30/ 40, e o ponto marcado depois do 40 fecha o game. A equipe que completar os quatro pontos primeiro, vence o game. O set só fecha quando uma equipe abrir vantagem de dois games em relação ao adversário.

Continua depois da publicidade

  • Nenhum ponto – zero
  • Primeiro ponto – 15
  • Segundo ponto – 30
  • Terceiro ponto – 40
  • Quarto e último ponto – Game

No caso de um empate 5×5, o jogo vai a 7. Se o empate persistir e chegar em 6×6, um tie break vai decidir em pontos corridos, até 7. Se acontecer outro empate de 6×6, o jogo vai até uma equipe abrir vantagem de dois games.

O beach tennis é um esporte relativamente novo, surgido em 1987 na Itália, como uma mistura de tênis tradicional, vôlei de praia, frescobol e badminton.

Chegou no Brasil em 2008, mais precisamente nas praias do Rio de Janeiro. O primeiro torneio de beach tennis realizado no País foi em Florianópolis, em dezembro de 2010, com 36 tenistas inscritos. Na semana seguinte, o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato.

Continua depois da publicidade

Desde então, o beach tennis tem conquistado mais adeptos a cada dia. A Confederação Brasileira de Tênis estima que em 2023, existam cerca de 1,1 milhões de brasileiros que praticam o esporte, sendo o país que reúne mais praticantes no mundo. A Federação Catarinense de Tênis (FCT) conta mais de 12 mil jogadores em Santa Catarina.

Benefícios da prática do beach tennis

O professor de beach tennis e profissional de educação física Pablo José aponta alguns benefícios da prática do esporte:

  • Gasto calórico alto
  • Esporte de baixo impacto
  • Ajuda na regulação da pressão arterial
  • Ajuda no condicionamento físico
  • Fortalece a parte muscular de membros inferiores
  • Previne doenças cardiovasculares

Além das vantagens para a saúde física do beach tennis, a prática também ajuda na prevenção da ansiedade e pode ser um hábito muito divertido para ser praticado em família e amigos. Por ser um esporte fácil de aprender, segundo Pablo, pessoas de todas as idades podem praticar. O professor dá aula para cerca de 80 alunos na sua escola Pablo José Beach Tennis, na Arena Gym Club, no centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Para o praticante de beach tennis Zé Vieira, os principais benefícios do esporte são maior disposição para o dia a dia, melhora do condicionamento físico e do humor. Zé começou a jogar beach tennis há aproximadamente um ano, em setembro de 2022, e desde então não largou mais.

– Sempre gostei muito de esportes e gosto de jogar beach tennis por ser um esporte novo que junta dois jogos que eu gostava muito na minha infância: o frescobol e o tênis – afirma.

– A sensação de jogar beach tennis é uma das melhores possíveis. Pé na areia, ao ar livre, isso tudo ajuda na saúde. É um esporte fácil de jogar até entre homens e mulheres, e por ser um jogo de duplas, se torna um esporte mais acessível – acrescenta Zé.

Cuidados para prática do beach tennis

O preparo físico para o beach tennis é extremamente importante para uma boa prática do esporte, de acordo com Pablo. Ele destaca a importância do fortalecimento e treino de força pra membros inferiores.

Continua depois da publicidade

Principais competições de beach tennis

A Federação Internacional de Tênis (IFT) é a principal instituição organizadora de competições de tênis e suas demais modalidades, e organiza os campeonatos de beach tennis.

O principal campeonato da IFT é o World Championship, que reúne todos os melhores atletas de beach tennis do mundo para duelar entre si. A última edição, de 2023, foi sediada em Cenesatico, na Itália. Os jogadores da Itália Nicolas Gianotti e Mattia Spoto foram campeões mundiais ao vencer o brasileiro Antomi Ramos e o italiano Michelle Capelleti.

O Brasil é tetracampeão da competição da Copa do Mundo de Beach Tennis, que acontece anualmente desde 2012. O atual campeão é a Itália, que conquistou o Mundial em 2022.

O catarinense André Baran, de Brusque, compõe a elite mundial de beach tennis. Ele assume a 3ª posição no ranking mundial ITF do esporte. O Brasil é referência na modalidade de tênis e Allan Oliveira (#12), Thales Santos (#14), Daniel Mola (#16), Gustavo Russo (#17) e Hugo Paronetto Russo (#18) são alguns dos brasileiros entre os melhores do mundo do esporte.

Continua depois da publicidade

A atleta de beach tennis Sofia Espíndola, de 16 anos, compete na categoria profissional desde 2022. Ela começou a praticar o esporte em 2018, por incentivo do pai, e logo começou a participar de torneios locais e não parou mais.

– A decisão de começar a jogar profissionalmente foi um desafio e uma realização, por poder jogar ao lado dos melhores atletas do mundo. Meu objetivo é continuar buscando a evolução do meu jogo, para cada vez ficar melhor – disse Sofia.

No ranking mundial, Sofia, natural de Blumenau, ocupa a 5ª posição na categoria sub 16. Ela conquistou o primeiro lugar da categoria de competidoras com 16 anos do Pan-Americano de beach tennis de 2023 e já venceu o 3º lugar na categoria sub-18 na Copa das Federações de 2022.

– O Brasil está cada vez mais se desenvolvendo no beach tennis, e no mundo é o país que o esporte mais cresce. Esse movimento é muito bom porque surgem mais pessoas jogando, mais oportunidades e mais visibilidade para esse esporte tão contagiante.

Continua depois da publicidade

Assista também:

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC