As baterias da primeira fase do WCT Brasil devem começar por volta das 11h20min de hoje, na Praia da Vila, em Imbituba, no Sul catarinense. Às 8h, depois de analisar as condições de mar no Litoral do Estado, a organização do campeonato decidiu abrir a disputa na Vila, que está com ondas de 1 metro de altura.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessoria de imprensa do campeonato, está tudo pronto para o início da prova. A primeira bateria terá o brasileiro Adriano Mineirinho, nome de destaque da nova geração do surfe nacional, contra os americanos Cory Lopez e Chris Waard. Mineirinho lidera o WQS, divisão de acesso à elite mundial, e compete no WCT Brasil como convidado. Seu lugar já está garantido na elite em 2006.

As baterias terão 30 minutos. A previsão é que o americano Kelly Slater, cotado para conquistar seu sétimo título mundial nesta etapa, entre na água por volta das 15h. Ele vai disputar a oitava bateria contra o australiano Mark Occhilupo, outro fenômeno do surfe mundial, e o catarinense Guga Arruda.

Na nona bateria, estará o havaiano Andy Irons, único surfista que pode impedir Slater de conquistar o título antecipadamente. Irons já competiu na Praia da Vila, onde confirmou seu terceiro título mundial no ano passado, mesmo sem vencer a etapa. Hoje ele vai enfrentar o americano Taylor Knox e o catarinense Guilherme Ferreira.

Continua depois da publicidade