Com uma temática democrática e a volta do modelo presencial, o 39ª Festival de Dança de Joinville começa nesta terça-feira (19). Para ficar por dentro da programação, o AN trouxe as principais informações sobre as atrações da 39ª edição do evento, seja as tradicionais apresentações como Mostra Competitiva, ou as novidades como o festival +40. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Continua depois da publicidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Entre 19 e 30 de julho, 550 grupos se revezarão na apresentação de 2.075 coreografias. A edição deste ano conta com mais de 4,1 mil coreografias inscritas, o maior índice de participação até então era o da edição de 2019, com 3.275 coreografias inscritas.

Nos 11 dias de evento, estarão presentes dançarinos de 23 estados brasileiros, do México e do Canadá. Os Estados que mais se destacaram nos totais de companhias confirmadas foram São Paulo (198), Santa Catarina (102), Paraná (82), Rio de Janeiro (35) e Minas Gerais (34).

Os palcos do festival

O festival tem a sede principal no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, além de palcos abertos espalhados por Joinville, São Francisco do Sul, Araquari e São Bento do Sul, as duas últimas cidades recebem o evento pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, além do Centreventos, o festival tem programação no Expocentro Edmundo Doubrawa (local da Feira da Sapatilha), nos shoppings da cidade, no Museu de Arte de Joinville (MAJ) e em pontos espalhados pelos bairros. Confira a lista completa dos palcos abertos abaixo.

Ingressos

As apresentações podem ser assistidas de graça, por meio dos palcos abertos, ou de forma paga, através da compra de ingressos no site Eticket Center ou no salão do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos.

Há direito à meia entrada para participantes do Festival, estudantes, idosos a partir de 60 anos, portadores de deficiência e acompanhante (se necessário), professores da rede estadual de Santa Catarina e do município de Joinville, doadores de sangue e ciclistas que utilizarem o bicicletário do evento.

As principais atrações

Noite de Abertura

A Noite de Abertura acontece nesta terça (19), às 20h, com a apresentação do Balé Teatro Guaíra. A coreografia escolhida foi o clássico do ballet “O Lago dos Cisnes”. Serão mais de 40 profissionais da companhia, entre artistas, staff e técnicos para dar a largada ao Festival de Dança.

Continua depois da publicidade

Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva terá 195 coreografias e 99 grupos compostos por jovens e adultos. Durante o evento, oito gêneros diferentes serão apresentados: jazz, balé clássico de repertório, danças populares internacionais, danças populares brasileiras, balé neoclássico, dança contemporânea, danças urbanas e sapateado. A categoria ocorre de 20 a 23 de julho e de 25 a 28 de julho, às 19h, no Centreventos Cau Hansen.

Meia-Ponta

Entre os dias 27 e 29 de julho, às 14h, no Teatro Juarez Machado, 50 coreografias serão apresentadas por 32 grupos formados por dançarinos de dez a 12 anos. Os gêneros de dança são os mesmos da Mostra Competitiva.

Noite de Gala

Outra atração confirmada é a dupla Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, que vão comemorar três décadas de parceria artística na Noite de Gala do festival. Eles vão dirigir “ST Tragédias”, que reunirá as obras consagradas “Otelo, o Mouro de Veneza” e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, ao som de Tchaikovski. Serão 18 bailarinos com o desafio de dar vida ao espetáculo no palco e transmitir toda a carga emocional contida nas histórias.

Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne as tendências em moda, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia. Nesta edição, serão 121 expositores de produtos e serviços, além da praça de alimentação.

Continua depois da publicidade

Festival 40+

O Festival 40+ é novidade para os bailarinos acima dos 40 anos que começaram seu contato com a dança na vida adulta. O evento será realizado nas tardes dos dias 21, 22 e 23 de julho, no Teatro Juarez Machado. A atração terá caráter competitivo e foi criada com o foco em atender grupos amadores que queiram ter a vivência de se apresentar em palco competitivo do Festival de Dança.

Major Ball

Mais uma nova atração, a Major Ball chega ao festival inspirada em um movimento cultural chamado “ballroom”, criado nos Estados Unidos nos anos 60. A modalidade será realizada em 30 de julho, a partir das 20h, no Espaço 185.

Festival de Dança de Joinville terá evento inspirado em movimento cultural criado nos EUA

A cultura do ballroom começou em Nova York, como uma forma de celebrar a diversidade de gênero, raça e sexualidade. E agora terá espaço também na programação oficial do Festival de Dança, com um palco para expressão performática da comunidade LGBTQIAP+.

Breaking Olímpico

O Reencontro das Ruas retorna neste ano à programação do Festival de Dança de Joinville. A atração voltada para linguagens de arte e cultura urbana surgiu em 2006 e, nesta 39ª edição, será realizada nos dias 23 e 24 de julho.

Continua depois da publicidade

Uma das modalidades que fazem parte da programação do Reencontro das Ruas é o Campeonato Brasileiro de Breaking, que será válido para classificação nas OIimpíadas de 2024. Além disso, a vaga dará direito a concessão de passagens e apoio para despesas de hospedagem e alimentação.

Fan Mix

Outra novidade é a Fan Mix: pontos de transmissão ao vivo em Araquari, Barra do Sul, Joinville e São Francisco do Sul, onde serão exibidas as apresentações da Mostra Competitiva. A Fan Mix permite ao público, antes das transmissões, interagir com dançarinos que estarão presentes nos locais para se apresentar.

Cursos

Ao todo, mais de 100 cursos, oficinas e workshops serão oferecidos no Festival de Dança. Entre as novidades, há um curso destinado a pessoas com deficiência intelectual e outro voltado para professores que queiram trabalhar com PcDs DI. Workshops

As capacitações de workshop vão ocorrer nos dias 24 e 25 de julho, no Saltare Centro de Dança e na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site do evento.

Continua depois da publicidade

Palcos abertos

Entre os dias 20 e 30 de julho, 487 grupos levarão ao público 1.556 coreografias nas quatro cidades do Norte de SC.

Araquari

  • Parque Municipal Refúgio dos Pássaros: dias 23 e 24/7, das 15 às 17h. Rua Antônio Ramos Alvin, Centro.

Balneário Barra do Sul

  • Ginásio Cláudio Roberto dos Santos: 23 e 24/7, das 15 às 16h. Boca da Barra.

Joinville

  • CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Aventureiro: de 22 a 24/7, das 14 às 17h. Rua Santa Luzia, 955, Aventureiro.
  • IPZ (Instituto Priscila Zanette): dia 26/7, das 14h30 às 15h30. Rua Florianópolis, 279, Guanabara.
  • Joinville Garten Shopping: de 20 a 29/7, das 11 às 20h. Avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro.
  • MAJ (Museu de Arte de Joinville): dia 23/7, das 10h30 às 17h30. Rua Quinze de Novembro, 1.400, América.
  • Praça Nereu Ramos: de 20 a 22/7 e de 25 a 29/7, das 10h30 às 19h, e dias 23 e 24/7, das 10h30 às 17h. Rua do Príncipe, Centro.
  • Shopping Mueller: de 20 a 29/7, das 11 às 20h. Rua Visconde de Taunay, 235, Centro.
  • Shopping Cidade das Flores: de 20 a 29/7, das 12 às 20h. Rua Mário Lobo, 106, Centro.

São Francisco do Sul

  • Cine Teatro 10 de Novembro: de 21 a 24/7, das 15 às 17h. Rua Doutor Hercílio Luz, 50, Centro.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Cantor de Joinville recebe convite e ajudará a eleger vencedores do Grammy

Continua depois da publicidade

Vinte maiores colégios eleitorais têm metade do eleitorado de SC; o que mudou no ranking

Técnica de enfermagem customiza toucas para recém-nascidos em hospital de Joinville