Faltando dois meses para o desligamento do sinal analógico de televisão em 13 cidades de Santa Catarina, oito delas no Norte Catarinense, cerca de 60% das mais de 60 mil pessoas que têm direito ao Kit Gratuito de TV Digital nesses municípios ainda não adquiriram o equipamento. Em 5 de dezembro, o sinal antigo será integralmente substituído nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Luiz Alves, Gaspar, Indaial e Pomerode.
Continua depois da publicidade
As incertezas da população sobre a adoção do sistema digital estão entre as possíveis motivações para que mais da metade dos telespectadores com o direito ao kit grátis ainda não tenha feito a troca. Para quem não é listado pelo Governo Federal como beneficiário, é necessário que o usuário adquira o equipamento. Pensando nisso, AN buscou respostas com a Seja Digital para as principais dúvidas do público, confira:
Por que é preciso digitalizar?
O sistema analógico dos canais abertos de TV vai ser desligado no dia 5 de dezembro e, após essa data apenas os televisores munidos de sinal digital vão operar. É preciso digitalizar, pois os aparelhos que não estiverem preparados para receber o sinal digital ficarão sem transmissão até que ocorra a adequação.
O que é o kit gratuito?
Continua depois da publicidade
O kit gratuito é um pacote de equipamentos distribuídos gratuitamente pela Seja Digital para que famílias de baixa renda possam preparar suas residências para receber o sinal digital de TV. Ele é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.
Quem tem direito a receber o kit gratuito?
Têm direito ao kit gratuito às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
Recebi uma carta e/ou SMS informando que tenho direito a retirar o kit, essa informação é verdadeira? Como vou ter certeza que não virá uma cobrança após a retirada?
A informação é verdadeira e informa por meio das cartas e SMS sobre o agendamento e a retirada dos kits. A orientação da Seja Digital é de que quem receber o SMS ou a carta em sua residência ligue para o telefone indicado (147) e agende a retirada do seu kit. O agendamento pode ser feito também pelo site ‘www.sejadigital.com.br’ ou nos CRAS nas cidades que terão o sinal analógico desligado. A entidade reforça ainda que não há cobrança pelo equipamento para quem tem direito ao produto, conforme estabelecido pelo Governo Federal.
Continua depois da publicidade
Por que preciso de uma antena UHF e um conversor?
No caso da antena UHF, porque outros modelos de antena não captam o sinal digital de televisão. Sem uma antena UHF, os televisores não poderão exibir a programação dos canais abertos de televisão transmitidos pelo sinal digital. Só precisará de um conversor quem utiliza TVs de tubo ou TVs de tela plana que não tenham o conversor embutido. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
Preciso atualizar meu cadastro para retirar o kit?
Para quem está com o cadastro desatualizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para ter acesso ao kit deverá regularizar a situação junto ao órgão.
O atendimento da Seja Digital acontece também nos CRAS?
Sim, as ações relacionadas a distribuição dos kits estão concentradas nos CRAS dos 13 municípios mencionados.
Quais documentos eu necessito para solicitar o meu kit?
O usuário precisa apresentar o número do NIS, disponível no Cartão Cidadão, na Carteira de Trabalho ou mesmo no cartão dos programas sociais do governo.
Continua depois da publicidade
Se eu não puder ir pessoalmente ao CRAS agendar a retirada, o que devo fazer?
Os contemplados devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos e verificar se estão participando da distribuição, podendo efetuar agendamento para receber o material.
Após o agendamento, demora muito para retirar o kit?
Não, o recebimento ocorre de maneira rápida conforme marcação de data; local e horário escolhidos pelo contemplado.
Qual telefone ligar para tirar mais dúvidas sobre os kits?
Todas as ações telefônicas devem ser feitas pelo número 147.
Minha TV está preparada para receber o sinal digital ou precisa do kit conversor?
Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante. A antena digital e o conversor permitem que os televisores antigos continuem funcionando normalmente após o desligamento do sinal analógico de TV, ganhando imagem e som com qualidade de cinema. O mesmo vale para os televisores de tela plana, fabricados até 2010, que também não são compatíveis com a nova tecnologia e precisam de um conversor. Já as TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 possuem o conversor interno e estão aptas ao sinal digital.
Qual a função do conversor?
São eles que transformam o sinal digital em analógico para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço. Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação. Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.
Continua depois da publicidade
Já tenho antena digital, mas minha TV continua pegando o sinal analógico, o que devo fazer?
Pode haver erro no apontamento da antena, o conversor não estar conectado corretamente ou, às vezes, é necessário fazer um novo ajuste de direção e a reprogramação dos canais.
Tenho parabólica ou TV a cabo, devo comprar uma antena digital mesmo assim?
Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser própria para isso e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Em caso de dúvidas, é recomendável contatar um antenista para fazer a instalação corretamente. As antenas de TV a cabo e parabólicas também já estão digitalizadas, sendo a transmissão possível desde que a TV tenha conversor interno ou haja a instalação de um conversor digital externo. No entanto, vale lembrar que algumas das transmissoras de TV por assinatura não mantém programação local e, neste caso, o morador que deseja continuar assistindo esses canais deve garantir transmissor digital à parte.
Tenho direito em receber o kit, mas não quero pois já tenho parabólica, posso não retirá-lo?
Nenhuma retirada é obrigatória, porém quem não efetuar a transição do sinal analógico para o sinal digital ficará sem transmissão televisiva a partir do dia 5 de dezembro. A sugestão é doar a quem precisa e não tem condições de ter um equipamento.
É difícil a instalação?
É relativamente simples e o equipamento acompanha o passo a passo de instalação, porém, em caso de dúvida, durante a retirada do kit o cidadão recebe orientação e capacitação para efetuar a troca.
Continua depois da publicidade
Se eu tiver direito ao kit, mas a minha casa já está digitalizada, posso retirar e dar de presente pra alguém que não tenha direito ao kit gratuito e nem condições de comprar um?
Sim é possível, no entanto a venda do equipamento é vedada.
O que é a instalação premiada e como participar?
Promoção criada com a intenção de estimular o cidadão que tem direito ao kit gratuito agendar, fazer a retirada e a instalação correta do equipamento. Ao todo são oito prêmios no valor de R$ 2 mil em cartão pré-pago. A promoção segue vigente até 4 de dezembro.
Já está disponível o sinal digital?
Sim, na maioria dos centros urbanos o sinal digital já existe e o telespectador pode desfrutar de uma transmissão com melhor qualidade de som e imagem assim que efetuar a transição dos sinais.
Na minha casa o sinal analógico às vezes não pega, como garantir que o digital vai pegar?
Se o passo a passo de instalação do conversor e da antena digital for seguida corretamente, tendo conexão adequada ao televisor e com apontamento direcional correto o sinal digital deverá ser captado. Nos demais casos, quando não houver solução é indicada a procura de auxílio técnico.
Continua depois da publicidade