Cinco jogos com muito em disputa. Às 16h deste domingo, a bola rola para a última rodada e as últimas definições do Campeonato Catarinense 2019. São sete equipes que estão na briga por diferentes objetivos. Estará em jogo a segunda posição, para ter o mando da partida semifinal, a última vaga para as semifinais e três clubes tentam a permanência na elite do futebol de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

O Avaí se garantiu na dianteira com uma rodada de antecedência. Chapecoense e Figueirense vão jogar pela segunda colocação, com o Verdão em situação mais confortável. Em condição semelhante está a briga pela quarta posição, a última vaga nas semifinais – que enfrenta o Leão da Ilha. O Criciúma tem vantagem nos critérios de desempate em relação ao Marcílio Dias. Depois deles, estão Brusque e Joinville, fora da disputa, com relacionados com outra luta ferrenha: contra a degola.

Nela, o Tubarão depende apenas de si para ficar na elite do Catarinense 2019. No entanto, qualquer escorregada pode ser fatal porque Metropolitano e Hercílio Luz vão entrar em campo para buscar a vitória e de olho nos resultados dos jogos que envolvem o trio que vira dupla de rebaixados quando o sol se por no domingo.

Confira as disputa e o que cada time precisa neste domingo.

Segundo lugar

Chapecoense

Chapecoense x Avaí (Arena Condá)

Continua depois da publicidade

Vitória diante da torcida garante a equipe verde na segunda colocação e ainda confirma que vai jogar a partida semifinal diante do Figueirense na Arena Condá. Em caso de empate, depende que o Figueira não ganhe do Marcílio Dias para que isso ocorra. Desta forma, o critério que deixa o Verdão em segundo, número de vitórias, prevalece. Vale lembrar que o Marinheiro vai estar na briga pela última vaga na fase seguinte. Se perder, os alvinegros também terão de perder, fazendo valer o mesmo fator para desempate.

Figueirense

Figueirense x Marcílio Dias (Orlando Scarpelli)

A derrota não serve, porque deixaria a equipe na mesma posição, independente do resultado Chapecoense. Para chegar ao segundo lugar, o Alvinegro terá de vencer e torcer para que a Chape não consiga ganhar do Avaí na Arena Condá. Em caso de empate diante do Marinheiro, só alcança o segundo lugar se o Verdão perder na Arena Condá. Em resumo, ao Figueira só interessa ultrapassar o adversário do Oeste na pontuação, porque tem uma vitória a menos – o primeiro critério de desempate.

Criciúma e Marcílio Dias estão na briga pela quarta vaga
Criciúma e Marcílio Dias estão na briga pela quarta vaga (Foto: Caio Marcelo/www.criciuma.com.br )

Quarta vaga

Criciúma

Hercílio Luz x Criciúma (Aníbal Costa)

O novo dono da quarta colocação precisa ganhar na última rodada para carimbar o avanço à semifinal. Em caso de empate, depende que o Marcílio Dias não vença o Figueirense, que ainda busca segunda posição. O Tigre tem vantagem ante a equipe de Itajaí na classificação por ter uma vitória a mais. Se perder para o Hercílio Luz, que tenta escapar do rebaixamento, o Marinheiro não poderá pontuar no Orlando Scarpelli para que o Carvoeiro avance como quarto colocado geral.

Continua depois da publicidade

Marcílio Dias

Figueirense x Marcílio Dias (Orlando Scarpelli)

Não depende só de si, porque o Criciúma leva vantagem no critério de desempate. Por isso, precisa ultrapassar na pontuação. Se vencer, o Tigre não poderá passar do empate com o Hercílio Luz, que vai entrar em campo com a necessidade de vencer para tentar não ser rebaixado. Em caso de empate no Orlando Scarpelli, o Carvoeiro terá de ser derrotada para o Marinheiro avançar. A derrota não serve em hipótese alguma.

Tubarão ganha fôlego com triunfo sobre o Metropolitano, na rodada passada
Tubarão ganha fôlego com triunfo sobre o Metropolitano, na rodada passada (Foto: Comunicação, CA Tubarão)

Contra o rebaixamento

Tubarão

Joinville x Tubarão (Arena Joinville)

A vitória na rodada passada colocou o Peixe em condição de depender apenas de si na última rodada. Safa-se do rebaixamento se vencer o Joinville, que não tem mais pelo que brigar, independente dos resultados dos dois adversários diretos. Em caso de empate, depende que tanto Metropolitano quanto Hercílio Luz não passem deste mesmo resultado ante Brusque e Criciúma, respectivamente. Neste cenário, se um dos dois vencer, será rebaixado. Se perder para o JEC, os rivais também não podem vencer, fica na elite mesmo com empates do Metrô e do Leão do Sul, por causa de dois critérios de desempate: melhor saldo de gols e número de vitórias, pela ordem.

Metropolitano

Metropolitano x Brusque (Estádio do Sesi)

Só a vitória interessa à equipe de Blumenau. E ainda assim, terá de torcer para que o Tubarão seja derrotado pelo Joinville. Empate e derrota representam rebaixamento na certa. Se ficar na igualdade com o Brusque, mesmo que emparelhe na pontuação com o Peixe, não consegue ultrapassá-lo por causa dos 11 gols de desvantagem no saldo.

Continua depois da publicidade

Hercílio Luz

Hercílio Luz x Criciúma (Aníbal Costa)

Tem a situação mais complicada. Só escapa com vitória sobre o Criciúma, que entra na última rodada na briga pela quarta vaga, e depende que tanto Tubarão quanto Metropolitano não vençam seus jogos com Joinville e Brusque, respectivamente. O empate não serve, mesmo que os adversários diretos percam. Pode até ultrapassar o Metrô, mas não o Peixe, por causa da vitória a mais que o arquirrival possui, primeiro critério de desempate.