Um dos vestibulares mais importantes do Estado está se aproximando, mas muitos estudantes ainda estão confusos com inúmeros detalhes da prova. No dia de 10 de novembro, mais de 13 mil candidatos vão concorrer a uma vaga num dos 46 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Continua depois da publicidade
:: Vídeo: Professores dão as últimas dicas para a prova
:: Confira o edital completo do Vestibular de Verão da Udesc
Se você está de cabeça quente tentando entender o edital da prova, fique tranquilo: o DC vai te ajudar a entender de maneira bem pontual as questões mais importantes para quem está prestes a enfrentar mais este desafio. Confira:
O que eu posso (e não posso) levar para a prova?
Continua depois da publicidade
A prova deve ser respondida com caneta azul ou preta, e só será permitido entrar com canetas esferográficas transparentes. As questões que forem respondidas a lápis serão anuladas, entre elas a redação. O candidato que for encontrado com calculadoras, relógios, telefone celular e smartphones, tablets, notebooks e computadores em geral, gravadores, e quaisquer outro aparelhos eletrônicos (que esteja em funcionamento ou não) será automaticamente excluído do processo seletivo.
Não haverá guarda-volumes nos locais de prova, e a Coordenadoria do Vestibular da Udesc não se responsabiliza pelo extravio de quaisquer objetos.
Durante a prova, é proibido ainda usar chapéu, óculos escuros, cachecol, boné e livros ou outros materiais pedagógicos. Também não será permitido entrar com nenhum tipo de arma, mesmo para os candidatos com posse legal.
Que documento eu levo?
Para entrar nos locais de prova, os candidatos devem levar um documento de identidade original, com foto e em bom estado de conservação. O edital aceita os seguintes documentos: carteira de identidade emitida pelas secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas (ministério da Marinha, Exército e Aeronáutica), bombeiro militar de Santa Catarina ou pelo ministério das Relações Exteriores; cédula de identificação original emitida por conselho profissional, desde que com foto, assinatura, data de expedição e a expressa indicação de sua validade em todo o território nacional; passaporte; carteira nacional de habilitação original expedida a partir de 1997 (com foto); e carteira de trabalho.
Continua depois da publicidade
Caso você tenha perdido o documento de identificação serão aceitos os boletins de ocorrência emitidos por autoridade policial competente, desde que ele não tenha sido expedido há mais de 30 dias. O candidato que levar um B.O. será submetido à identificação especial, com coleta de dados, assinatura e impressão digital em um formulário específico.
E o Sisu?
Neste semestre, 13.680 vestibulandos disputarão uma das 1.650 vagas dos 46 cursos de graduação da Udesc, sendo que 25% serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As vagas para as graduações em Música e Teatro não entram no Sisu, já que além do vestibular comum, os candidatos também precisam fazer uma prova prática de habilidades específicas, marcada para o dia 21 de novembro, com horário a ser confirmado.
Os mais procurados
O curso mais procurado neste processo seletivo é o de Fisioterapia, em Florianópolis, com 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar está Design Gráfico, na Capital, com 33,4 e, em terceiro, Engenharia de Petróleo, em Balneário Camboriú, com 33,1. A lista segue com Medicina Veterinária (30,8 candidatos por vaga), em Lages, e Engenharia Civil (28,2), em Joinville – este com o maior número de inscritos do semestre: 1.073 candidatos concorrendo por 38 vagas.
Continua depois da publicidade
Música e teatro
Continua depois da publicidade