O avião que derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis nesta quarta-feira (12) provocou um susto nos ocupantes da aeronave, seguido por um dia de transtornos a passageiros que tinham voos marcados na capital catarinense. Confira abaixo o que se sabe sobre o que ocorreu e qual a previsão para a normalização dos voos no maior terminal de passageiros de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O acidente
A aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que fazia o trajeto Guarulhos/Florianópolis no voo LA 3300, da Latam, derrapou e extrapolou os limites da pista no momento em que pousava no aeroporto de Florianópolis. O acidente ocorreu por volta das 9h20min desta quarta-feira (12). Conforme a companhia aérea, o avião contava com 172 passageiros e sete tripulantes. Todos desembarcaram em segurança e foram liberados após avaliação médica.

Voos cancelados
Após o acidente, a pista 14/32 ficou fechada durante todo o dia. No total, ao menos 79 voos foram cancelados até as 22h desta quarta, considerando partidas e chegadas, segundo os dados do painel de voo do aeroporto de Florianópolis. Pacientes foram orientados a entrar em contato com as empresas aéreas para possíveis remarcações. Em alguns casos, voos foram direcionados aos aeroportos de Navegantes e Curitiba. Até a última atualização, voos com saída até 7h05min desta quinta estavam cancelados.
Passageiros que aguardavam embarque tiveram que remarcar os voos. É o caso de Eloise Vidor, 54 anos, que iria para São Paulo e tentava, até o fim da manhã desta quarta, colocação em outro voo na sexta. Ela já estava dentro de um avião à espera da decolagem quando recebeu o aviso de que teria que desembarcar.
Continua depois da publicidade

A grande quantidade de voos remarcados ou cancelados exigiu também atenção aos direitos do consumidor. Agentes do Procon chegaram a compareceram ao terminal para acompanhar a situação e orientar passageiros.
As companhias aéreas divulgaram notas ao longo do dia informando que estavam orientando e prestando suporte aos passageiros que tiveram voos modificados com o acidente em Florianópolis.
A remoção
A remoção do avião começou por volta das 20h30min da quarta (12), com previsão de avançar pela madrugada de quinta-feira (13). Imagens do repórter-cinematográfico da NSC TV, Edison Silva, mostraram o início da operação com o equipamento enviado pela empresa aérea Latam.
Segundo a assessoria de imprensa da Latam, uma equipe de 11 mecânicos foi enviada de São Paulo a Santa Catarina para atuar na operação. Eles desembarcaram no aeroporto de Navegantes e se deslocaram no início da noite para Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Um avião com o guindaste necessário para o reboque do avião, chamado de Recovery Kit, decolou às 17h30min desta quarta do aeroporto de São Paulo. O desembarque em Florianópolis ocorreu às 19h15min, segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto.

Equipes iniciam remoção do avião que derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis
As causas
As causas da derrapagem ainda não foram divulgadas. O caso está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica.
Agentes da instituição coletaram dados sobre os danos causados pelo acidente e outras informações necessárias à apuração. O objetivo principal é descobrir o que ocorreu para prevenir que situações semelhantes se repitam na aviação nacional.
Continua depois da publicidade
O especialista em gerenciamento de risco Geraldo Portela, consultado pelo NSC Total, apontou três possíveis causas para o que ocorreu no aeroporto da Capital com base nas imagens. Uma das possíveis razões é a condição do tempo. Santa Catarina está sob a influência de um ciclone e isso poderia ter contribuído para uma chamada tesoura de vento — mudança abrupta de força ou direção do vento.
Outra possibilidade seria um erro de avaliação da torre ou da própria tripulação na autorização ou na decisão de pousar. A terceira alternativa seria uma falha de drenagem da pista. Assista abaixo à entrevista do especialista:
Os vídeos
Vídeos que circularam na internet nesta quarta-feira mostraram o momento em que o avião derrapou e ficou atravessado na pista. O primeiro deles mostrou a aeronave tocando o solo e, em seguida, saindo dos limites da pista. Assista:
Outro vídeo filmado por um passageiro dentro da aeronave mostra parte do pouso e os gritos de susto dos passageiros quando a aeronave fica fora de controle e escapa da pista de pouso. Confira:
Continua depois da publicidade
Leia também
Avião derrapa na pista e fecha aeroporto de Florianópolis
Confira os voos cancelados após avião derrapar e fechar aeroporto em Florianópolis
Novo vídeo mostra derrapagem de avião em Florianópolis gravada por passageiro