O avião que derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis nesta quarta-feira (12) provocou um susto nos ocupantes da aeronave, seguido por um dia de transtornos a passageiros que tinham voos marcados na capital catarinense. Confira abaixo o que se sabe sobre o que ocorreu e qual a previsão para a normalização dos voos no maior terminal de passageiros de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O acidente

A aeronave Airbus A321 (PT-MXM), que fazia o trajeto Guarulhos/Florianópolis no voo LA 3300, da Latam, derrapou e extrapolou os limites da pista no momento em que pousava no aeroporto de Florianópolis. O acidente ocorreu por volta das 9h20min desta quarta-feira (12). Conforme a companhia aérea, o avião contava com 172 passageiros e sete tripulantes. Todos desembarcaram em segurança e foram liberados após avaliação médica.

Avião derrapou na pista e acidente provocou cancelamento de voos na Capital

Voos cancelados

Após o acidente, a pista 14/32 ficou fechada durante todo o dia. No total, ao menos 79 voos foram cancelados até as 22h desta quarta, considerando partidas e chegadas, segundo os dados do painel de voo do aeroporto de Florianópolis. Pacientes foram orientados a entrar em contato com as empresas aéreas para possíveis remarcações. Em alguns casos, voos foram direcionados aos aeroportos de Navegantes e Curitiba. Até a última atualização, voos com saída até 7h05min desta quinta estavam cancelados.

Passageiros que aguardavam embarque tiveram que remarcar os voos. É o caso de Eloise Vidor, 54 anos, que iria para São Paulo e tentava, até o fim da manhã desta quarta, colocação em outro voo na sexta. Ela já estava dentro de um avião à espera da decolagem quando recebeu o aviso de que teria que desembarcar.

Continua depois da publicidade

A grande quantidade de voos remarcados ou cancelados exigiu também atenção aos direitos do consumidor. Agentes do Procon chegaram a compareceram ao terminal para acompanhar a situação e orientar passageiros.

As companhias aéreas divulgaram notas ao longo do dia informando que estavam orientando e prestando suporte aos passageiros que tiveram voos modificados com o acidente em Florianópolis.

A remoção

A remoção do avião começou por volta das 20h30min da quarta (12), com previsão de avançar pela madrugada de quinta-feira (13). Imagens do repórter-cinematográfico da NSC TV, Edison Silva, mostraram o início da operação com o equipamento enviado pela empresa aérea Latam.

Segundo a assessoria de imprensa da Latam, uma equipe de 11 mecânicos foi enviada de São Paulo a Santa Catarina para atuar na operação. Eles desembarcaram no aeroporto de Navegantes e se deslocaram no início da noite para Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Um avião com o guindaste necessário para o reboque do avião, chamado de Recovery Kit, decolou às 17h30min desta quarta do aeroporto de São Paulo. O desembarque em Florianópolis ocorreu às 19h15min, segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto.

Remoção de avião de pista em Florianópolis
Remoção de avião de pista em Florianópolis

Equipes iniciam remoção do avião que derrapou na pista do aeroporto de Florianópolis

As causas

As causas da derrapagem ainda não foram divulgadas. O caso está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica.

Agentes da instituição coletaram dados sobre os danos causados pelo acidente e outras informações necessárias à apuração. O objetivo principal é descobrir o que ocorreu para prevenir que situações semelhantes se repitam na aviação nacional.

Continua depois da publicidade

O especialista em gerenciamento de risco Geraldo Portela, consultado pelo NSC Total, apontou três possíveis causas para o que ocorreu no aeroporto da Capital com base nas imagens. Uma das possíveis razões é a condição do tempo. Santa Catarina está sob a influência de um ciclone e isso poderia ter contribuído para uma chamada tesoura de vento — mudança abrupta de força ou direção do vento.

Outra possibilidade seria um erro de avaliação da torre ou da própria tripulação na autorização ou na decisão de pousar. A terceira alternativa seria uma falha de drenagem da pista. Assista abaixo à entrevista do especialista:

Os vídeos

Vídeos que circularam na internet nesta quarta-feira mostraram o momento em que o avião derrapou e ficou atravessado na pista. O primeiro deles mostrou a aeronave tocando o solo e, em seguida, saindo dos limites da pista. Assista:

Outro vídeo filmado por um passageiro dentro da aeronave mostra parte do pouso e os gritos de susto dos passageiros quando a aeronave fica fora de controle e escapa da pista de pouso. Confira:

Continua depois da publicidade

Leia também

Avião derrapa na pista e fecha aeroporto de Florianópolis

Confira os voos cancelados após avião derrapar e fechar aeroporto em Florianópolis

Novo vídeo mostra derrapagem de avião em Florianópolis gravada por passageiro