Para a Polícia Civil de Joinville, tudo indica que o tiro que matou o adolescente Augusto Safanelli, de 16 anos, foi acidental. O jovem teve a morte confirmada na manhã de segunda-feira (1º) no Hospital Municipal São José, onde estava internado desde o último sábado após levar um tiro na cabeça no sábado, 30.

Continua depois da publicidade

De acordo com o delegado Roberto Patella, o autor do disparo tem 19 anos e foi preso em flagrante no local em que o fato ocorreu. A ocorrência foi registrada na Rua Maria Marques Leandro, no bairro Paranaguamirim, às 16 horas.

— No momento da prisão, ele (autor) estava em choque. Era amigo da vítima e não tinha histórico criminal. Pelas informações preliminares que colhemos o tiro aparentemente não foi intencional— explica.

Segundo a polícia, o jovem afirmou que teria ido até um milharal em busca de alimento e teria encontrado a arma. Ele disse que tinha a intenção de ligar para a polícia e informar que havia achado o revólver, mas nesse meio tempo dois amigos dele chegaram à residência – um deles era Augusto Safanelli.

Ocorrência foi registrada no sábado em Joinville
Ocorrência foi registrada no sábado em Joinville (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda segundo o testemunho, o rapaz estava desmunicionando a arma e acreditou ter descarregado todas as balas. Porém uma munição teria ficado no “tambor” revólver e acertou Augusto. Ainda não se sabe se ele foi atingido por conta de uma possível retração/sensibilidade do gatilho ou se o próprio rapaz mirou no amigo acreditando que ‘iria efetuar um disparo a seco’.

Continua depois da publicidade

— A história contada parece bastante verídica, até porque onde a arma foi encontrada temos ciência de que é uma área propensa a ser utilizada por organizações criminosas, que escondem armas enterradas — explica o delegado.

As informações da polícia foram remetidas ao Fórum da Comarca de Joinville, onde deve tramitar o processo judicial com relação ao caso. O Jornal A Notícia tentou contato com o Poder Judiciário de Santa Catarina, mas não obteve êxito até a publicação desta matéria.