Aqui reside um casal com três filhos homens, entre 15 e 22 anos, e um dos objetivos da reforma era integrar a cozinha à sala. Além disso, também precisavam criar um dormitório para o filho mais novo. Segundo os arquitetos que assumiram o projeto, Vera Lúcia Theodorico Gomes e José Fernandes Neto, de início, foram trocadas todas as instalações elétricas.

Continua depois da publicidade

– Quebramos toda a cozinha, área de serviço, dependência de empregada, abrindo espaço para o quarto dormitório da casa. A suíte – que foi integrada à varanda – e os banheiros tiveram toda a tubulação hidráulica, todos os revestimentos trocados e os layouts alterados – pontuam.

No conceito deste trabalho priorizou-se a praticidade e a beleza sem muitos detalhes e objetos, deixando os espaços de circulação livres. O mobiliário, tanto solto quanto o planejado, é moderno, limpo. O armário do home, em laca alto brilho, esconde um complemento da cozinha, e o painel esconde a tubulação do ar-condicionado. Segundo Vera, mesmo com a cozinha e a sala de jantar pequenas, a partir da integração de ambas foi possível projetar um espaço gourmet com ilha e mesa juntas. O uso de espelhos deu uma sensação de amplitude e aconchego que tanto os clientes queriam.

– A intenção era integrar. O dono da casa é chef e é ele quem prepara o jantar todos os dias, portanto, a ordem era unir os ambientes sociais totalmente – destaca a arquiteta.

Como tem apenas uma mulher na casa, existe entre os moradores uma divergência quanto ao uso de cores e ornamentos. Por isso, os profissionais optaram por trabalhar com tons neutros e ainda pontuaram algumas peças decorativas com cores fortes e que podem ser substituídas com facilidade.

Continua depois da publicidade