Um tucano esbarrou contra o vidro de uma cooperativa da cidade de Guabiruba no Médio Vale do Itajaí. O incidente assustou os funcionários do local que temeram pela saúde da ave. Por precaução, o Corpo de Bombeiros Militar da cidade foi acionado para verificar o estado de saúde do animal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Litoral Norte pelo WhatsApp

Ao encontrar o tucano, na manhã desta quinta-feira (20), a equipe constatou que a ave não havia se machucado e nenhuma lesão foi identificada. Diante dessas condições, o Corpo de Bombeiros soltou o animal na natureza para que ele retornasse ao habitat natural.

Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao se deparar com um animal silvestre a orientação é que as pessoas entrem em contato com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros ou com a Guarda Municipal, especialmente se houver sinais de ferimentos. 

Não é recomendado que o público interaja com o animal, nem ofereça alimentos ou água. Nesse caso, o ideal é aguardar atendimento dos profissionais preparados para esse tipo de situação. 

Continua depois da publicidade

Além disso, manter ou cuidar de animais da fauna silvestre nativa brasileira sem a licença de órgãos federais ou estaduais do meio ambiente é ilegal, considerado crime previsto em lei.

Leia também

O drama do homem que passou 35 dias preso por engano em SC: “Perdi minha dignidade”

As histórias das mães de Blumenau que lutam na Justiça para recuperar a guarda dos filhos encaminhados à adoção