Não há registros de tubarões na região de Balneário Camboriú no mês de novembro. É isso que afirma Jules Soto, pesquisador e curador do Museu Oceanográfico da Univali. Os animais estavam aparecendo nas proximidades da orla desde agosto, quando a parte de dragagem de areia das obras de alargamento da praia começou a ser feita.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Segundo especialistas, a ação da draga foi o causadora da maior movimentação de tubarões na orla da cidade. Os animais, no entanto, não são novos na região: o litoral Sul do Brasil é habitat natural para espécies como o tubarão-martelo, o tubarão-azul e mangona.
Ao g1, o pesquisador explicou que a draga atraía os tubarões da mesma forma que o processo de lavrar a terra atrai pássaros.
— Na hora que o trator passa, já vem diversos animais, aves, répteis e etc, para comer aqueles que estavam escondidos no sedimento. No mar é o mesmo princípio, só que dentro d’água isso acontece de uma forma muito mais intensa.
Continua depois da publicidade
A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú também afirmou que não houve mais relatos de tubarões na cidade.

Relembre
Em setembro, um tubarão de dois metros apareceu na praia em Balneário Camboriú. Imagens começaram a circular nas redes sociais, mostrando o tubarão próximo ao molhe da Barra Sul (veja abaixo).
Em outubro, um grupo de surfistas se deparou com outro animal. O tubarão se aproximou e chegou a encostar em pelo menos um deles, que se assustou e pensou que tinha sido ferido. O bicho tinha menos de um metro de comprimento e parecia ser filhote. Ele fugiu logo depois do esbarrão.
Em contagem feita pelo Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, ocorreram cerca de 30 aparições no total, o que motivou um monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente da cidade.
Continua depois da publicidade
Tubarão em Balneário Camboriú
Leia também
Praia alargada de Balneário Camboriú ganha estrutura para deficientes chegarem ao mar
Fiscalização de “gato” de energia em Balneário Camboriú tem confusão, ameaça e fuga em Camaro
Por que ciclovia em zigue-zague de Balneário Camboriú parece estranha, mas é uma boa ideia
Governo do Estado ignorou megaobra de alargamento da praia em Balneário Camboriú