Dois homens foram multados em R$ 5 mil nesta semana pelo Instituto Chico Mendes, por retirarem filhotes de tubarão limão do mar, na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Segundo o blog Viver Noronha, um deles é morador da ilha e o outro é parente de um morador e eles estavam “brincando” com os filhotes, o que é considerado crime.

Continua depois da publicidade

– Nós autuamos os acusados e vamos remeter o caso para o Ministério Público Federal para abertura de processo, informou Eduardo Macedo, coordenador de Proteção do Parque Nacional Marinho, ao blog.

De acordo com o pesquisador de tubarões Leonardo Veras este é o período de reprodução da espécie limão, por isso os filhotes são vistos com mais facilidade e chegam próximos à areia.

– Permanecendo as medidas de preservação que estão sendo adotadas na ilha, o número de filhotes só deve se multiplicar. Eu acredito que em dez anos Noronha vai se transformar na ilha dos tubarões -, previu o pesquisador.

Continua depois da publicidade

O arquipélago é conhecido pela preservação e integração entre homem e natureza, onde os animais estão acostumados com um relacionamento amistoso com as pessoas na ilha, mas, nesse caso, o coordenador do parque avalia:

– Os filhotes procuram Noronha porque se sentem seguros aqui. Desta forma, o homem acaba representando uma ameaça à espécie. O tubarão poderia reagir, morder a pessoa. O que aconteceu, de fato, foi um ataque de ser humano ao tubarão.

– Isso é um absurdo. O tubarão é pra ser visto, nunca tocado -, concorda Veras.