Realidade versus expectativa. Antes da bola rolar pelos gramados de Santa Catarina havia duas constatações. O Tubarão era um dos times que brigaria entre os chamados grandes para estar nas semifinais e, desacreditado pelos problemas financeiros, o Figueirense tentaria entrar na briga pela taça. Passado pouco mais de um turno do Campeonato Catarinense 2019, a situação é bem diferente das equipes que se opõem às 16h deste sábado, no Domingos Gonzalez, no Sul de Santa Catarina – o primeiro jogo da rodada de Carnaval.

Continua depois da publicidade

O Peixe entrou no clima e fez promoção para encher seu salão. Os primeiros 500 torcedores que forem ao estádio fantasiados, não pagam ingresso.

O Peixe conseguiu deixar a lanterna recentemente, mas continua na zona de rebaixamento. O técnico Silas foi embora e, após período de interinidade de Beto Almeida, Gilberto Pereira assumiu. O campeonato de recuperação está em curso, bem diferente do projetado. Já o Figueirense vive restruturação, tenta sair da grave crise financeira que quase implodiu o clube no ano passado. Bem mais modesto que antes, ao Figueira contentaria uma campanha decente no Catarinense 2019. Porém, a equipe arrancou bem e segue como o único invicto na competição e grande candidato às semifinais.

Com os maus resultados, o Tubarão reformula o elenco com o campeonato em andamento. Nos últimos dias, desembarcaram na Vila os atacantes Lucas Campos e Edu. O último entrou em campo no jogo passado e foi autor do gol que levou a equipe a somar pelo menos um ponto no clássico com o Hercílio Luz. Apesar de estar na zona de rebaixamento da competição, o jogador tem convicção que as coisas vão mudar.

— O ambiente está muito bom. Não merecemos estar nessa situação, mas a gente vai conseguir se superar e dar a volta por cima. Sabemos da responsabilidade que carregamos, por toda a estrutura que o clube nos oferece e pela história recente que vem construindo no futebol. Todos tem consciência disso — garantiu.

Continua depois da publicidade

O Figueirense pôde desfrutar de algo raro em seu calendário desde então: um meio de semana sem partida para cumprir. Com isso, o técnico Hemerson Maria deu descanso aos atletas desgastados e tratou de trabalhar fundamentos para fazer a equipe render mais dentro de campo. Os treinamentos que encaminharam a formação que entra em campo foram fechados. Fora dos primeiros trabalhos do período, a possibilidade do zagueiro Pereira e do lateral Matheus Destro retornarem à formação. Willian Popp pode ganhar a condição de titular.

Com a nona rodada ainda por completar – o jogo contra o Marcílio Dias fora de casa – o Alvinegro perdeu a liderança e tenta recuperá-la em Tubarão, ainda que dependa do tropeço do arquirrival Avaí diante do Joinville.

— Esse jogo é importante para a gente, brigamos para manter a liderança do campeonato e a semana cheia agrega valor. Aumenta nossa responsabilidade também, temos que encarar como o último jogo da carreira, estamos focados para ter êxito no Campeonato Catarinense — apontou o lateral Alemão Teixeira.

FICHA TÉCNICA – Tubarão x Figueirense

TUBARÃO

Belliato; Cleiton, Mineiro, Canavesio e Nikolas Farias; Daniel Pereira, Guilherme Amorim e Daniel Costa; Roberto, Vinícius Baiano e Edu. Técnico: Gilberto Pereira.

Continua depois da publicidade

FIGUEIRENSE

Denis; Alemão Teixeira, Pereira, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Patrick (Juninho); Alípio, Willian Popp e Matheus Lucas (João Diogo). Técnico: Hemerson Maria.

ARBITRAGEM: Rodrigo D'Alonso Ferreira, auxiliado por André Eduardo da Silveira e Jocarha Markel Hannibal.

DATA E HORA: às 16h de domingo.

LOCAL: Estádio Domingos Gonzales, em Tubarão.