No confronto direto entre dois equipes que queriam afastar o fantasma do rebaixamento, melhor para o Tubarão diante do Metropolitano. Jogando no Estádio Domingos Silveira Gonzalez, os donos da casa exploraram contra-ataques para liquidar a fatura e confirmar três pontos que não apenas tiram o Peixe da lanterna, como também da zona do rebaixamento. Isso porque o rival Hercílio Luz empatou com o Marcílio Dias, em Itajaí, em 2 a 2, resultado que colocou o time da Vila na oitava posição passadas 17 rodadas do Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

O Tubarão se impôs desde o início da partida. Contra um Metropolitano desorganizado e afobado dentro de campo, a equipe do técnico Luizinho Vieira dominou todas as ações ofensivas. Logo aos cinco minutos, Daniel Costa cruza para Tilica que de cabeça manda por cima da meta de Fabian Volpi. Era a primeira de muitas chegadas do Peixe – e não demorou para sair o primeiro gol. Curiosamente é a primeira chegada do Metropolitano, em um escanteio, que origina a jogada do gol do Tubarão. De soco o goleiro Belliato jogou a bola para frente. Tilica puxa contra-ataque contra a defesa lenta do Metrô e abre o placar aos 12 do primeiro tempo.

Mesmo com o gol levado, o time de Blumenau não conseguiu mudar o jogo. Com erros de passe e dando muita liberdade, os visitantes (que têm a pior defesa do Campeonato Catarinense) ficaram suscetíveis a levar mais gols. E por pouco isso não aconteceu. Aos 27, Tilica recebe passe na entrada da área e bate com a perna esquerda para a defesa de Fabian Volpi.

Dos 30 do primeiro tempo em diante o Metropolitano melhora um pouco, tanto que aos 34 desperdiça uma chance inacreditável. Mas inacreditável mesmo. Depois de boa jogada, Ruan chuta e Belliato espalma. A bola sobra para Júnior Pirambu na entrada da pequena área, de frente para o goleiro, mas chuta em cima. Em um segundo rebote, Pirambu pega de bico e Belliato segura a bola firme, para delírio da torcida que comemorou o lance como se fosse um gol.

­Tilica, autor do primeiro gol do jogo.
Tilica, autor do primeiro gol do jogo. (Foto: William Lampert, Divulgação)

O primeiro tempo terminou o 1 a 0 no placar, mas não demorou muito para que o Tubarão ampliasse, e novamente com um gol que começou em um chutão. Edu recebe o pontapé para frente, ganha de dois zagueiros do Metropolitano desde o meio-campo e faz 2 a 0.

Continua depois da publicidade

O gol acorda o Metrô, que começa a chegar com mais perigo à meta de Belliato. Mas sem efetividade no ataque, a equipe blumenauense martelou, martelou, mas não conseguiu furar a defesa. O Tubarão então precisou apenas administrar o resultado construído logo no comecinho do segundo tempo para confirmar a saída da zona do rebaixamento. O Verdão, por sua vez, amarga a 9ª colocação.

Na próxima rodada o Metropolitano recebe o Brusque no Estádio do Sesi, domingo, às 16h. A equipe do técnico Isaque Pereira precisa vencer e torcer por um tropeço do Tubarão para escapar do rebaixamento. O Peixe, por sua vez, vai até Joinville onde encara o JEC, também domingo, no mesmo horário.

TUBARÃO 2

Junior Belliato; Oliveira, Edimar, Canavesio e Parrudo (Nikolas Farias); Daniel Pereira, Guilherme Amorim (Felipe Guedes) e Daniel Costa; Tilica (Gustavo Ermel), Edu e Roberto. Técnico: Luizinho Vieira.

METROPOLITANO 0

Fabian Volpi; Paulinho (Bruninho), Murilo Henrique, Romário e Thiago Araújo; Negueba, Michel Schmoeller, Matheus Arence (Dudu) e Ruan; Ari Moura e Júnior Pirambu. Técnico: Isaque Pereira.

Continua depois da publicidade

Gols: Tilica (T), aos 12 do 1ºT, e Edu (T), aos 7 do 2ºT.

Amarelos: Guilherme Amorim, Nikolas Farias (T), Michel Schmoeller, Thiago Araújo, Murilo Henrique e Ruan (M).

Arbitragem: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Helton Nunes e Eder Alexandre.

Local: Estádio Domingos Silveira Gonzalez, em Tubarão.

Público: 2.454

Renda: R$ 42 mil