Duas cidades do Sul de Santa Catarina suspenderam as aulas devido ao ciclone que atinge o Estado nesta terça-feira (3). Em Tubarão, as atividades que aconteceriam na tarde desta terça foram adiadas após a cidade ser atingida por uma forte chuva que alagou acessos às escolas. Já em Orleans, a suspensão das aulas segue até quinta-feira (5).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram
Em Tubarão, também foram fechadas unidades básicas de saúde, e a prefeitura alertou o nível do Rio Tubarão, que está 3,30 metros acima do normal. A Defesa Civil do município registrou alguns pontos de alagamento e um deslizamento de terra em uma via, que já foi liberada. Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, 26 escolas apresentaram dificuldades de acesso após as chuvas na manhã desta terça. Mas conforme o diretor, nenhum estudante estava nas unidades quando houve os alagamentos.
No caso das escolas particulares, cada uma tomará sua decisão de acordo com suas realidades, e qualquer medida delas serão comunicadas aos pais de seus alunos. Um novo boletim será divulgado pela prefeitura no final desta terça para informar sobre as aulas na quarta-feira (04).
A prefeitura esclareceu que o estado de emergência acontece quando o Rio Tubarão acontece alcança cinco metros acima do nível no Centro, e por volta do 12h, estava 3,30 metros acima do normal no bairro. A estação da Epagri registrou na comunidade do Rio do Pouso, às 11 horas, uma elevação de 5,81 metros, o que causou algumas ocorrências.
Continua depois da publicidade
Como estão os serviços de saúde em Tubarão
O ônibus do Programa “Saúde Mais Perto de Você” foi suspensa nesta terça e quarta-feira. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro/Vila Moema, Sertão dos Corrêa e Bom Pastor foram fechadas na tarde desta terça-feira (3).
Já UBS da Guarda Margem Esquerda estará aberta, porém sem médico e dentista – há vacinação contra a Influenza.
Em Orleans, deslizamento afeta escola
A Secretaria de Estado da Educação (SED) confirmou durante a tarde que as atividades escolares na Escola Costa Carneiro, no município de Orleans, foram suspensas até quinta-feira. A gestão da escola acionou a Defesa Civil, que interditou uma ala da escola, próxima a um terreno que cedeu por conta das fortes chuvas dos últimos dias.
A expectativa é de que as aulas retornem na sexta-feira, período necessário para a reorganização dos estudantes e da estrutura da unidade escolar. O calendário escolar será ajustado, segundo a SED, de forma que não haverá perda de conteúdo para os estudantes. A equipe de engenheiros da secretaria ambém fará uma avaliação do terreno para verificar as medidas necessárias para a normalização do atendimento escolar.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil informou que por volta das 7h20min foi acionada para atender ao deslizamento de barranco ao lado da escola. À reportagem, o órgão confirmou que a edificação da escola Costa Carneiro está estabilizada, mesmo com a exposição da sapata, como também é chamada essa parte do alicerce.
A escola tem acesso pela rua Aristiliano Ramos. Já a parte agora exposta está junto a um terreno que tem saída para a rua Conselheiro João Bussulo, paralela à que fica na frente do prédio. Elas estão na região central da montanhosa cidade de Orleans.
Chuva alagou cidades como Florianópolis
Leia também
Ciclone extratropical pode provocar inundações, deslizamentos e ventos de até 90 km/h em SC
Desastres climáticos mostram que meio ambiente tem que ser prioridade nas próximas eleições
Cidades de SC podem ter três vezes mais chuva do que o normal para maio inteiro