Um tubarão foi salvo por um banhista após encalhar na orla de uma praia em Laguna, no Sul do Estado. O caso ocorreu na sexta-feira (21) e o vídeo, que mostra o resgate, viralizou nas redes sociais. A Polícia Militar Ambiental afirma que irá verificar a situação.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O responsável por salvar o animal foi o advogado Henrique Werner. Ele conta que, por volta das 5h, saiu para caminhar com outros dois amigos no Farol da Santa Marta até outra praia do município.
> Calorão tem data para terminar em SC
Porém, no meio do trajeto, o trio acabou avistando o tubarão, que estava encalhado na areia.
Continua depois da publicidade
— A princípio parecia ser um tronco. Só quando eu cheguei mais próxmo que eu percebi que era um tubarão e que ele estava vivo — relembra.
O advogado, então, pegou o animal pela cauda e o arrastou até o mar. Todo o resgate foi filmado por amigos de Henrique.
— O que eu fiz foi impensado. Sou defensor dos animais e, depois do resgate, liguei imediatamente para a polícia ambiental, já que as vezes o animal podia estar cansado e retornar à praia — salienta.
O Diário Catarinense entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental (PMA) que informou que, até o momento, não recebeu nenhuma ocorrência a respeito do tubarão.
Continua depois da publicidade
Já o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), informou que soube do aparecimento do animal depois que ele já havia retornado para o mar. Além disso, o local onde ele foi encontrado fica fora da área de monitoramento do projeto.
O que fazer ao encontrar um animal na praia?
Ainda de acordo com o PMP-BS, ao encontrar um animal marinho morto ou debilitado, a recomendação é que um órgão ambiental seja acionado. O projeto, por exemplo, pode ser chamado pelo 0800-642-3341.
Leia também:
Caminhoneira de SC que sofreu acidente grave faz pedido em hospital; veja
Mulher é morta a facadas dentro de casa em Florianópolis; filho é o principal suspeito
Senegalês preso pela Guarda Municipal de Florianópolis deve ser indenizado, decide Justiça