O presidente americano, Donald Trump, reafirmou nesta sexta-feira (15) seu apoio ao primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, com quem esteve pela primeira vez no G7, na semana passada, saudando que seja “muito firme com a imigração”.

Continua depois da publicidade

“O novo primeiro-ministro italiano é excelente. Tive a oportunidade de conhecê-lo. É muito firme com a imigração, como eu. Parece que ser firme em matéria de imigração faz você ganhar hoje em dia”, disse Trump, em uma entrevista improvisada à Fox News nos jardins da Casa Branca.

Conte foi eleito para presidir o Conselho italiano pelos líderes dos partidos que ganharam as eleições de março: o Movimento Cinco Estrelas (M5S, antissistema) e a Liga (extrema direita). Fez sua estreia internacional no G7 na semana passada, em Québec, onde Trump o felicitou por sua “grande vitória”.

“Acabo de conhecer o novo primeiro-ministro italiano, um cara genial. Logo será recebido com honras na Casa Branca. Fará um bom trabalho. Os italianos escolheram bem”, tuitou Trump no sábado.

Continua depois da publicidade

Conte aproveitou o G7 para discutir a crise migratória com seus homólogos europeus. O presidente do Conselho italiano quer reformar o Acordo de Dublin, que determina a responsabilidade dos pedidos de asilo ao primeiro país, no qual a pessoa se registra. Segundo Roma, essa regra impõe uma carga desproporcional aos países mediterrâneos.

* AFP