O presidente Donald Trump intensificou os ataques aos veículos de comunicação dos Estados Unidos (EUA). Nesta quinta-feira (24), a Folha de S.Paulo divulgou a notícia de que a Casa Brasil vai pedir às agências federais que não renovem as assinaturas com os jornais "New York Times" e "Washington Post".

Continua depois da publicidade

A medida surge dois dias após Trump criticar a cobertura dos veículos de mídia. Nesta semana, a Casa Branca informou que cortou sua assinatura do New York Times e do Washington Post, depois que o presidente afirmou que os dois jornais divulgam "fake news".

— Não renovamos nossas assinaturas — disse a porta-voz de Trump, Stephanie Grisham, à AFP nesta quinta-feira. — Isso representará uma economia substancial para os contribuintes.

Na segunda-feira, na "Fox News", o presidente criticou, como costuma fazer, o New York Times e disse que não queria receber mais o jornal.

— Não o queremos mais na Casa Branca, e provavelmente acabaremos (com a assinatura), bem como o Washington Post — disse ele na ocasião.

Continua depois da publicidade

— Eles são falsos — acrescentou Trump, que denuncia quase diariamente o que chama de "fake news", acusando os dois meios de comunicação de espalhar informações erradas.

Em resposta em artigo de opinião no Wall Street Journal, o editor-chefe do NYT, A.G. Sulzberger, disse que "o novo ataque cruza uma linha perigosa na campanha do presidente contra uma imprensa livre e independente".

*Com informações da AFP.

Leia também

Trump ataca CNN após erro de informação

Jornalista diz que Trump a estuprou há 20 anos

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.