O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta sexta-feira (31) o primeiro pronunciamento após a condenação por fraude contábil, anunciada na quinta-feira (30). Trump é acusado de ter ocultado um pagamento de 130 mil dólares para manter em silêncio a atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha eleitoral de 2016, quando Trump derrotou Hillary Clinton e se tornou presidente norte-americano. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Trump atacou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu a saída do caso do juiz Juan Merchan, responsável pela condenação anunciada esta semana, e fez críticas até mesmo aos próprios advogados, dizendo que “adoraria ter testemunhado” no julgamento. Trump não foi ouvido a pedido dos advogados, que não convocaram o cliente como testemunha.
No discurso feito na entrada da Trump Tower, edifício do grupo de empresas de Trump, em Nova York, o ex-presidente negou que tenha cometido fraude contábil.
— Foi uma despesa legal, um pagamento para o meu advogado. E eles estão chamando de fraude contábil — reclamou Trump.
Continua depois da publicidade
Na versão de Trump, o pagamento, feito pelo então advogado dele, Michael Cohen, seria fruto de um acordo.
— O dinheiro que foi pago, foi pago de forma legal, foi apenas um acordo de confidencialidade — afirmou.
Trump também criticou o juiz do caso, a quem chamou de “tirano” e pediu alteração no processo:
— Foi um julgamento injusto, queremos mudança de juiz.
Antes mesmo do início do pronunciamento, uma frase nos telões trazia a frase: “Nunca irei me entregar”. O ex-presidente ainda voltou a criticar imigrantes e também fez ataques ao presidente Joe Biden, chamando-o de “burro”.
Continua depois da publicidade
A defesa de Trump deve recorrer da decisão. Mesmo que tenha a condenação mantida e até se eventualmente for preso, Trump poderá concorrer à presidência dos Estados Unidos, já que não há restrições a isso na legislação norte-americana.
Embora condenado, a pena de Trump só deve ser confirmada em 11 de julho. O ex-presidente pode até ser preso por quatro anos, mas especialistas apontam que esse cenário é pouco provável, já que esta é a primeira condenação do ex-presidente, o crime não foi violento e ele já tem 77 anos. O mais provável é que ele sofra uma multa e cumpra algum período em liberdade condicional.
Leia também
Donald Trump é condenado em processo envolvendo atriz pornô
A curiosa cidade “Corpus Christi” que fica nos EUA e tem nome de feriado
Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?