O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou nesta quinta-feira (10) a primeira-ministra britânica Theresa May para visitá-lo “o quanto antes” durante sua primeira conversa telefônica desde a eleição de terça-feira (8) – anunciou Downing Street.
Continua depois da publicidade
May conversou com Trump “para felicitá-lo por sua difícil campanha e por sua vitória”, informou o governo britânico em um comunicado.
Os dois “chegaram a um acordo sobre o fato de que a relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido é muito importante e muito especial” e sobre a necessidade de mantê-la.
May insistiu nos “valores comuns” que unem os dois países e destacou “o compromisso do presidente eleito Trump, em seu discurso de vitória, para unir o povo americano”.
A líder conservadora “destacou seu desejo de reforçar o comércio e os investimentos bilaterais com os Estados Unidos”, no momento em que o Reino Unido se dispõe oficialmente a anunciar seu desejo de abandonar a União Europeia.
Continua depois da publicidade
Trump, cuja mãe é escocesa, assegurou que o Reino Unido “é um lugar muito, muito especial para ele” e para os Estados Unidos.
Ao final da conversa, “convidou a primeira-ministra a visitá-lo o quanto antes”.
May já havia parabenizado Trump na quarta-feira, mas a falta de contato direto entre os dois tinha provocado comentários na imprensa britânica.
eg/oaa/jz/mb/mr/tt