O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, mencionou nesta quinta-feira (5) uma “grande possibilidade” de alcançar um acordo, nos próximos dias, com Estados Unidos e México, em meio à renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).
Continua depois da publicidade
Existe “uma grande possibilidade de alcançar um acordo em que Canadá, Estados Unidos e México saiam ganhando”, disse Trudeau à imprensa.
“Seria muito bom que pudéssemos fazer algum anúncio na Cúpula das Américas”, em 13 e 14 de abril em Lima, Peru, completou o canadense.
“Vemos claramente a oportunidade de avançar para reforçar a América do Norte como espaço de comércio unido sob o Nafta, é muito positivo”, disse Trudeau ao citar as tensões comerciais entre Estados Unidos e China, provocadas pela decisão do governo Donald Trump de impor tarifas às importações de aço e de alumínio.
Continua depois da publicidade
Após oito meses de negociações sem sucesso entre os três países para modernizar o acordo que começou a valer em 1994, os Estados Unidos retiraram a demanda de aumentar a quantidade de peças produzidas em seu país que carros e caminhões vendidos na América do Norte devem conter, segundo a imprensa canadense. Esta decisão poderia destravar a renegociação do Nafta.
O governo canadense informou que, na sexta-feira, será realizada uma reunião em Washington entre a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, o representante comercial americano (USTR), Robert Lighthizer, e o ministro mexicano da Economia, Ildefonso Guajardo.
* AFP