O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região criou uma nova dinâmica processual para incentivar os sindicatos a investir mais tempo e energia na mesa de negociações antes de entrarem em greve ou judicializarem disputas por melhorias salariais e direitos trabalhistas.

Continua depois da publicidade

O projeto de mediação pré-processual permite que o vice-presidente do TRT-SC – cargo ocupado atualmente pela desembargadora Mari Eleda – atue desde o início das negociações e confrontos entre empregados e empregadores. Nesta condição de mediadora poderá propor um acordo entre os litigantes, evitando assim que a disputa se prolongue, que greves prejudiquem a maioria da população como tem ocorrido com frequência em Florianópolis e Santa Catarina.

A magistrada trabalhista deu detalhes desta iniciativa positiva do TRT, baseada em modelo usado pelo Tribunal Superior do Trabalho, após a resolução 168/16: “É um momento pré-processual, ninguém estará sendo julgado. Nosso desafio será ajudar as partes a construir propostas que sejam capazes de criar um consenso.”

O novo modelo a ser adotado compreenderá também a atuação direta do Ministério Público do Trabalho, que será convidado a participar das audiências.

Trata-se de uma inovação que merece ser aplaudida e efetivada pelos sindicatos. No sistema até agora vigente, como ressalta Maria Eleda “o Judiciário acabava atuando apenas no final de todo esse processo, quando a crise já está deflagrada e os ânimos costumam ficar mais exaltados. Muitas vezes o dissídio acaba dificultando a possibilidade de acordo.”

Continua depois da publicidade

Em termos práticos, se o Sintraturb de Florianópolis está mesmo decidido a paralisar o sistema de transporte coletivo da Capital nesta sexta-feira porque o Consórcio Fênix não efetuou o pagamento do vale-mensal, que acione nesta quinta mesmo o TRT-SC, evitando prejuízos incalculáveis com a nova greve.

Acompanhe as publicações de Moacir Pereira

Caixa vai liberar FGTS para titulares de 32 mil residências em Florianópolis

Consórcio Fênix avisa equipe de Gean Loureiro sobre ameaça de paralisação geral

Eduardo Pinho Moreira e Marcos Vieira participam de encontro com Geraldo Alckmin em SP