A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro foi de tirar o sono das torcidas de Avaí, Figueirense e Joinville. Dos três catarinenses, só o JEC pontuou, em um 0 a 0 no domingo em uma embarrada Arena, contra o Santos. Mesmo assim, segue no Z-4, e agora na lanterna. Leão e Alvinegro perderam, respectivamente, para os Atléticos Paranaense (2 a 1, sábado, em Curitiba) e Mineiro (1 a 0, domingo, no Scarpelli). Só não foi pior porque Goiás e Coritiba também saíram derrotados.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre o Avaí

Confira outras notícias do Figueirense

Acompanhe as informações do JEC

Continua depois da publicidade

É só passar os olhos pela tabela e recorrer aos números para ver que o sinal é amarelo para o trio de Santa Catarina. A projeção do professor Kmarão, colunista do DC, é que a partir de 41 pontos seja possível escapar do rebaixamento. Conforme o site de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais, quem chegar a 41 teria apenas 25% de probabilidades de cair.

Ou seja, ainda seria preciso contar com resultados paralelos. Permanência 100% assegurada, só com 46. Assim, o JEC precisaria de ao menos 10 pontos em 12 por disputar. Não pode mais perder.

Com 35 pontos, apenas um acima do Z-4, o Avaí tem de buscar duas vitórias em quatro possíveis. Nada fácil para um time que vem de sete jogos sem vencer. Já o Figueirense, que tem 36 pontos e não vence há quatro partidas, precisa de cinco pontos, pelo menos, nas últimas quatro rodadas.

Continua depois da publicidade

Para dormir tranquilamente, os catarinenses terão de caprichar no futebol. Terão tempo para tentar melhorar, pois a 35ª rodada será apenas no meio da próxima semana, com previsão de tensão no clássico entre Avaí e JEC, na Ressacada, às 21h do dia 18. No mesmo horário, o Figueira joga fora de casa contra a Ponte Preta.

Veja a tabela de classificação da Série A

A derrota do Avaí no sábado, na Arena da Baixada, foi decretada no primeiro tempo, em que o Atlético-PR abriu 2 a 0, com Walter e Sidcley. Anderson Lopes ainda diminuiu. Domingo, o Figueirense tinha a chance de ajudar a si mesmo e ao Corinthians, que seria campeão se o Galo não vencesse. Mas, após várias chances perdidas, em especial, dos pés de Carlos Alberto, o time catarinense foi penalizado. Dátolo deu a vitória aos mineiros. O JEC, único que não estacionou na pontuação, tentou na bola aérea, mas ficou no 0 a 0 com o Santos.