Deu a lógica. Confirmando todas as especulações e apostas, Tropa de Elite 2 foi eleito o representante brasileiro na disputa por uma vaga entre os indicados a melhor filme estrangeiro no Oscar 2012. O anúncio foi feito há poucos instantes, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
>>> Tropa 2 era o favorito absoluto, apontava blog Cineclube
Continua depois da publicidade
O filme protagonizado por Wagner Moura e dirigido por José Padilha bateu 14 concorrentes inscritos, entre os quais VIPs, Trabalhar Cansa, Bruna Surfistinha, Malu de Bicicleta e Estamos Juntos, e agora está habilitado a disputar uma das cinco vagas entre os indicados à estatueta.
A cerimônia de entrega dos Oscar será realizada em 26 de fevereiro próximo. Os concorrentes serão revelados no dia 24 de janeiro. Dias antes, a Academia de Hollywood deve divulgar uma lista com nove longas internacionais pré-selecionados. É destes nova semifinalistas que saem os cinco finalistas.
Entre os “adversários” de Tropa de Elite 2 na corrida do Oscar 2012 estão Pina, documentário em 3D de Wim Wenders sobre Pina Bausch que foi eleito o representante da Alemanha, e A Pele que Habito, novo filme de Pedro Almodóvar, que é um dos três finalistas na escolha do representante da Espanha. Ambos poderão ser vistos no Brasil – suas estreias no circuito no país estão marcadas respectivamente para 11 de novembro e 14 de outubro.
Continua depois da publicidade
O representante da França é A Guerra Está Declarada, filme de Valerie Donzelli que abriu a Semana da Crítica do último Festival de Cannes. Outro destaque do evento francês realizado em maio que aparece como postulante ao Oscar 2012 é Le Havre, de Aki Kaurismaki, que será o representante da Finlândia. O escolhido do Irã, por sua vez, é o drama A Separation, de Asghar Farhadi, que levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em fevereiro.
O primeiro Tropa de Elite já fora lançado no Exterior com o título de Elite Squad e também obtivera reconhecimento internacional com o Leão de Ouro no Festival de Berlim.
Tropa 2 foi eleito o representante brasileiro no próximo Oscar por um júri formado pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura Ana Paula Dourado Santana, pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza, e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.
Continua depois da publicidade
Este corpo de jurados, vale lembrar, muda todos os anos.