Depois de jogar gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral em estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a tropa de Choque da Polícia Militar deixou o campus da Trindade por volta das 18h desta terça-feira (25).

Continua depois da publicidade

Estudantes que protestam contra a prisão de um aluno da geografia preso com maconha no campus ameaçam invadir a reitoria. A viatura da Polícia Federal onde o estudante ficou detido foi tombada por integrantes da comunidade acadêmica.

A reação da PM aconteceu por volta das 17h40min desta terça-feira (25) durante tumulto no campus por causa da prisão do estudante de geografia, que estaria com cerca de cinco cigarros de maconha dentro do campus da Trindade.

O estudante ficou detido dentro da viatura da PF. Em volta do carro, mais de 300 estudantes, professores e outras pessoas da comunidade acadêmica impediram que a PF levasse o aluno detido.

Continua depois da publicidade

Gritos de “Fora PM no campus” ecoaram pelo bosque onde aconteceu a confusão. Uma professora teria subido em cima do capô do carro da PF e dito: “Ninguém vai sair daqui”. A tropa de Choque esteve presente com dez policiais militares, além de outros seis PMs do patrulhamento de área.

Uma das autoridades da UFSC tentou negociar. Ele propôs que o estudante de geografia preso fosse à delegacia no carro da UFSC e assinasse um termo circunstanciado. Os estudantes aceitaram e disseram que só sairiam dali com o colega solto.

>> Estudantes ocupam reitoria após confusão com a polícia

>> Universitários presos prestam depoimento na Polícia Federal

>> Tropa de Choque usa gás lacrimogênio e bomba de efeito moral

Confira a galeria de fotos:

PF à paisana aborda estudantes no campus

O amigo do estudante de geografia preso pela Polícia Federal contou à reportagem que os dois estavam com outros dois colegas da UFSC quando foram abordados por três policiais federais à paisana. Os quatro alunos estavam sentados atrás do Centro de Filosofia e Humanas (CFH).

Continua depois da publicidade

De acordo com o aluno da ciências sociais, o grupo não estava fumando maconha. O rapaz disse que o amigo estudante de geografia estava com uma quantidade pequena da erva, que renderia cerca de cinco cigarros.

Ele contou que os federais revistaram as mochilas e quando encontraram a maconha levaram o estudante de geografia para o bosque da UFSC. Uma viatura descaracterizado da PF estava estacionada no bosque, conforme relato do amigo do estudante preso.

O tumulto começou neste momento quando o aluno foi conduzido pelos federais até a viatura. Mais de 300 estudantes, professores, entre outras pessoas da comunidade acadêmica cercaram a vitura e não deixaram o aluno preso ser levado pela PF.

Continua depois da publicidade

Mande seu relato:

Se você tem fotos ou vídeos do tumulto na UFSC, envie para o DC!

Facebook: por mensagem inbox na página https://www.facebook.com/diariocatarinense

Twitter: mencione o @dconline no tweet

Whatsapp: nosso número é o (48) 9924-0137

E-mail: diario.com@diario.com.br

* Com informações do repórter Gabriel Rosa.