O tronco do tamarindo centenário que fica próximo a Ponte Vilson Kleinübing, no Bairro Itoupava Seca, será mantido. A decisão foi feita durante reunião entre o prefeito Napoleão Bernardes, Diretoria de Serviços Urbanos, Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) e Fundação do Meio Ambiente (Faema).

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito Napoleão Bernardes, houve um equívoco na operacionalização da manutenção feita pela Diretoria de Serviços Urbanos, que foi solicitada pela Acaprena.

– Viemos in loco para a Acaprena auxiliar em um plano de recuperação da árvore pelo simbolismo que ela tem para o município. Colocaremos uma placa referenciado a relevância histórica em frente ao tronco, que será mantido – explicou o prefeito.

Além disso, segundo o prefeito, haverá uma área de proteção no entorno e mudas originárias do tamarindo centenário e de similares serão plantadas no local. O plano de recuperação será feito pela Acaprena nas próximas semanas. Segundo Leocarlos Sieves, conselheiro da Acaprena, foram recolhidas sementes para tentar produzir mudas da árvore.

Continua depois da publicidade

– A gente quer perpetuar a história da árvore e do Fritz Müller. Queríamos que a manutenção fosse feita, em parceria com a Diretoria de Serviços Urbanos, e não que a árvore fosse cortada. O tamarindo estava vivo – comentou Sieves.

Segundo Sieves, a última manutenção da árvore foi feita em abril de 2011. Ele explicou que a associação estava esperando a recuperação da árvore para tirar uma parte que estava morta e para manter o galho que era novo. No tronco, foi colocado calda bordalesa para evitar que fungos tomem conta do que restou do tamarindo.

De acordo com o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, há possibilidades de clonar a árvore pelos ramos que foram coletados:

Continua depois da publicidade

– Estamos em contato com Florianópolis para procurar o profissional que faça clones dos ramos, para o tamarindo ser geneticamente igual.